Axis Wellness Club

Apneia do sono – o exercício físico na prevenção e tratamento

A apneia do sono é um distúrbio no qual as pessoas têm uma ou mais pausas na respiração enquanto estão a dormir. As interrupções respiratórias são acompanhadas por um ressonar intenso, duram mais de 10 segundos e podem ocorrer 5 a 30 vezes por hora.

A apneia do sono ocorre durante o sono e afeta as atividades do dia-a-dia, provocando uma sonolência excessiva. Todas as pessoas que sofrem de apneia do sono acordam fatigadas e irritadas e isso acontece devido às constantes perturbações do sono e à falta de um descanso com qualidade.

Sabe-se que o excesso de peso e a obesidade têm sido relacionados com um pior padrão respiratório. Além dessa população específica, com o passar da idade, os músculos e outros tecidos que estão na parte de trás da garganta (faringe), tornam-se mais frágeis e relaxados, especialmente durante o sono. Esta situação diminui o espaço aberto que permite a circulação do ar na parte interior e exterior do nariz, na garganta e no pulmão. Por outro lado, as vias respiratórias ficam obstruídas, o que impede a passagem do ar. O esforço muscular para recuperar a respiração e os níveis de oxigénio no sangue fazem com que uma pessoa acorde, interrompendo momentaneamente a apneia. Quando volta a adormecer, o mais comum é que o ciclo se repita, o que pode acontecer várias vezes na mesma noite.

Existem, contudo, estudos que têm demonstrado o efeito benéfico do exercício físico na perda de peso corporal, e por consequência, melhorias na área dos distúrbios do sono. Além disso, parece que o exercício, independentemente de alterações no peso corporal, reduz a gravidade da doença. A intervenção com exercício físico (assim como a coordenação com uma dieta hipocalórica) apresenta o benefício adicional de melhoria da condição cardiovascular destes pacientes.

Neste sentido, indivíduos com diagnóstico de apneia do sono, ou ainda, aqueles que não estão diagnosticados, mas apresentam baixa qualidade do sono, devem ser encorajados a participarem em programas de exercício físico para controle do peso corporal, e melhoria da condição cardiovascular. Em alguns casos, será necessário procurar um protocolo de treino específico para a musculatura respiratória com o intuito de aumentar a força e a resistência desses músculos promovendo uma melhor interação entre a bomba respiratória (coração-pulmão).

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCITE-SE E DURMA MELHOR!

O AXIS WELLNESS disponibiliza serviços de Exercício Clínico como coadjuvante terapêutico a pessoas portadoras desta patologia. Possuímos uma equipa multidisciplinar, com médico especializado em medicina desportiva, fisioterapeutas, nutricionista, e fisiologistas do exercício. Trabalhamos em articulação com o tratamento prescrito pelo médico que acompanha o paciente. Saibam mais sobre a área de exercício clínico do AXIS WELLNESS clicando aqui ou através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências bibliográficas:

Iftikhar IH, Kline CE, Youngstedt SD. Effects of exercise training on
sleep apnea: a meta-analysis. Lung. 2014.

Beebe DW, Groesz L, Wells C, et al. The neuropsychological effects
of obstructive sleep apnea: a meta-analysis of norm-referenced and
case-controlled data. Sleep. 2003.