Atividade física depois dos 50 anos: dicas e cuidados especiais

Quando se chega a uma certa idade, muitas pessoas param de praticar exercício físico, seja pelas acrescidas obrigações familiares e/ou profissionais, seja porque se cansam mais rapidamente, seja porque as suas articulações e ossos doem ou porque sofrem de alguma doença.
Os especialistas apontam os 50 anos como uma linha entre o antes e o depois na vida de uma pessoa.
O corpo humano a partir desta idade já começa a sofrer alterações, pois os 50 anos são indicados como a idade em que o metabolismo começa a desacelerar, a massa muscular começa a ser perdida, a densidade óssea diminui, a pressão arterial e o colesterol aumentam, e é mais provável que se venha a sofrer de diabetes, artrite ou osteoporose, entre outras doenças comuns das idades mais avançadas.
Mas o que as pessoas não sabem é que a melhor cura para essas doenças e características dos 50 anos é na realidade praticar exercício físico. Os médicos indicam que atividade física moderada praticada com regularidade, aliada a uma alimentação equilibrada, ajudam a combater praticamente tudo o que significa ter mais de 50 anos.
Conheça as atividades mais adequadas para pessoas com mais de 50 anos. Obviamente, se for mais jovem poderá realizá-las também!
Musculação e treino de resistência muscular
De forma genérica, se frequentar a área de musculação e pesos livres, recomendamos que as pessoas que anteriormente treinavam com barra, substituam por halteres, e também recomendamos que façam exercícios funcionais em vez de exercícios muito específicos, fazendo 3-4 séries de 8-12 repetições (se não forem capazes de efetuar este número de repetições, deverão executar aquelas que se sentirem capazes).
O ideal é trabalhar grandes grupos musculares com menos carga e mais repetições, mas trabalhando o corpo de forma global para desenvolver os pilares base do movimento de puxar, empurrar e rodar.
As sessões de treino não devem durar mais de 45 minutos e deverá descansar pelo menos 2 dias por semana.
Se não se sentir tão atraído pela sala de musculação, algumas aulas de grupo como TRX, Body Pump, Localizada ou Cross Training poderão ajudar a encontrar motivação para este tipo de treino.
Andar
Caminhar pelo menos 30 minutos por dia melhora o seu sistema cardiovascular e também é uma boa maneira de controlar o seu peso, já que a partir dos 50 anos, o seu metabolismo começa a desacelerar, mas continua a ingerir as mesmas calorias que antes. Portanto, é uma prática de atividade física que ajudará a regular o seu peso.
Corrida
Correr é sinónimo de não precisar de material externo para se exercitar, realizando uma atividade relativamente completa. Embora possa ser difícil no início, quando ganha alguma resistência, ela se tornará uma das suas práticas preferidas. Pode começar com intervalos curtos de 1 minuto de corrida e 1 minuto de caminhada, de forma intercalada, até atingir a meta que definiu para si mesmo.
Se não se sentir seguro, ou se o tempo não ajudar, poderá praticar a caminhada ou corrida nas nossas passadeiras
Natação
A natação ou atividades aquáticas são uma das primeiras atividades que vêm à mente quando se pensa numa atividade física que pode praticar depois dos 50. Na verdade, é uma atividade ideal que contribui para a saúde cardiovascular, além de melhorar a coordenação, aumentar a capacidade pulmonar e ajudar a aliviar problemas musculares.
Se aprecia a piscina pode também experimentar a Hidroginástica para iniciar a sua jornada desportiva uma vez que a água torna o seu peso corporal três vezes mais leve, é mais suave a nível de impacto para as articulações e ajuda na execução dos exercícios de forma mais controlada.
Ciclismo
Andar de bicicleta, estacionária ou não, é o exercício ideal se deseja aumentar a sua capacidade aeróbica e ter um impacto positivo na sua potência cardiorrespiratória, sem a necessidade de sobrecarregar as articulações. Se gosta de pedalar pode sempre optar por uma aula de grupo como por exemplo RPM numa bicicleta estacionária onde o ajuste de carga é feito pelo aluno, assim como o grau de intensidade.
Pilates e/ou Body Balance
Ao longo dos anos, as pessoas perdem elasticidade. Isso pode ser mantido ou melhorado graças à prática de atividades físicas como Pilates ou Body Balance.
Estas atividades desenvolvem a sua consciência corporal, melhoram a postura flexibilidade e mobilidade influenciando consideravelmente a sua qualidade de vida.
Se nesta lista não encontrou nenhuma atividade que o motive, ou se tem dificuldade em manter o compromisso e a prática regular, saiba que o serviço de treino personalizado pode ser aquilo que precisa.
Agora já sabe, se completou 50 anos, (re)comece a exercitar-se! Ao fim de algum tempo, e com alguma disciplina e regularidade, certamente notará como se lhe tivessem tirado alguns anos e a sua saúde registará melhorias evidentes!
Se tem interesse em (re)começar a exercitar-se, gostaria de fazê-lo com as melhores condições, e gostaria de saber como o(a) podemos ajudar clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Créditos da foto: designed by Cookie_Studio – Freepik.com