Axis Wellness Club

Atividade física: mais crucial que as dietas, para manter perda de peso

A atividade física é crucial para manter uma perda de peso substancial – e, a médio prazo, é mais importante do que a dieta. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Centro de Saúde e Bem-Estar Anschutz da Universidade do Colorado (AHWC), publicado na edição de março do periódico Obesity (para aceder ao artigo completo, clique aqui).

Esta pesquisa descobriu que as pessoas que mantêm uma perda de peso bem-sucedida ao longo do tempo, confiam na atividade física para permanecer em equilíbrio energético – em vez de manterem uma restrição crónica de ingestão alimentar – para evitar a recuperação do peso perdido.

Para os propósitos do estudo, os investigadores  classificaram os  “mantedores de peso bem sucedidos” como indivíduos que mantiveram um peso corporal reduzido de 14 Kg ou mais, por períodos superiores a um ano.

O estudo analisou mantedores de perda de peso bem-sucedidos em comparação com dois outros grupos: um com peso corporal normal (IMC semelhante ao IMC atual dos mantedores de perda de peso), e outro com sobrepeso / obesidade (cujo IMC atual foi semelhante ao IMC pré-perda de peso dos mantedores).

O total de calorias queimadas (e consumidas) por dia pelos mantedores de perda de peso foi significativamente maior (300 kcal /dia) em comparação com indivíduos com peso corporal normal – mas não foi significativamente diferente dos indivíduos com sobrepeso / obesidade .

Notavelmente, do total de calorias queimadas, a quantidade queimada em atividade física por mantedores de perda de peso foi significativamente maior (180 kcal / dia) em comparação com o grupo de indivíduos com peso corporal normal e o grupo de indivíduos com sobrepeso / obesidade.

Apesar do custo energético mais elevado de mover uma massa corporal maior incorrida por indivíduos com sobrepeso / obesidade, os mantedores de perda de peso queimaram mais energia em atividade física, sugerindo que movimentavam-se mais.

A descoberta tem como suporte o facto de o grupo mantedor de perda de peso, demonstrar níveis significativamente mais altos de passos por dia (12.000 passos por dia) comparado com os participantes com peso normal (9.000 passos por dia) e os participantes com sobrepeso / obesidade (6.500 passos por dia).

“As nossas descobertas sugerem que este grupo de mantedores de perda de peso consome um número similar de calorias por dia quando comparado com indivíduos com sobrepeso e obesidade, mas parece evitar o ganho de peso compensando isso com altos níveis de atividade física”, disse Victoria A. Catenacci, pesquisador da AHWC.

Danielle Ostendorf, um pós-doutorado na AHWC, acrescentou: “Este estudo aborda a difícil questão de saber porque é que tantas pessoas lutam para manter o peso por um longo período de tempo. Ao fornecer evidências de que um grupo de mantedores de perda de peso se envolve em altos níveis de atividade física para prevenir a recuperação do peso – em vez de restringir cronicamente sua ingestão de energia – é um passo à frente para esclarecer a relação entre exercício e manutenção da perda de peso.”

Se faz parte daquele grupo de pessoas que investe tempo e recursos financeiros em dietas restritivas, e passado algum tempo persiste em não ver resultados, já sabe: para manter o peso perdido tem de aumentar os seus níveis de atividade e exercício físico! O AXIS WELLNESS inclui em todas as suas adesões o acesso a consultas de nutrição e temos o corpo técnico mais qualificado para ajudar a atingir os seus objetivos de perda de peso. Para saber como podemos ajudar clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)