Dicas a ter em conta na hora de lavar a sua roupa de treino

Com as temperaturas exteriores a subir, suar enquanto treina é perfeitamente normal. Conhecendo este problema os fabricantes de vestuário desportivo, desde há muitos anos, trabalham em produtos com elevada capacidade de absorção e secagem para que se sinta mais confortável durante o treino.
Com este objetivo em mente, a maioria das roupas de treino hoje em dia é feita de tecidos sintéticos, como nylon, elastano, acrílico ou poliéster, o que significa que deve lavá-la de maneira um pouco diferente do resto da roupa.
Siga as nossas dicas para ajudar a manter a sua roupa de treino em condições perfeitas.
-
Deixe as roupas suadas respirarem antes de lavar
É muito tentador colocar todas as suas roupas suadas e fedorentas no cesto da roupa suja assim que regressa do treino, mas isso não é uma boa ideia. Este tipo de tecidos têm uma grande capacidade de absorção e secagem, tendo muito maior propensão a conservar os odores. No cesto da roupa suja, sem espaço para respirar e para o suor evaporar, o cheiro e as bactérias podem permanecer e piorar com o tempo, além de serem ainda mais difíceis de lavar.
-
Vire a roupa do avesso
As bactérias que produzem odores acumulam-se em qualquer lugar quente e húmido. Como tal, as suas axilas são o seu “território” favorito. Além disso, antitranspirantes e desodorizantes podem acumular-se nas axilas do seu equipamento de treino. Para dar à sua máquina de lavar a melhor probabilidade de remover tudo isso, vire as suas roupas do avesso antes de colocá-las na máquina para lavar. Isso também ajudará a proteger o aspeto das suas roupas favoritas.
-
Use menos detergente
Se as suas roupas cheiram mal, é muito tentador usar muito detergente para ficarem ainda mais bem cheirosas. Mas muito detergente fará com que o produto se acumule, que na prática funciona como um abrigo para as bactérias, criando rapidamente odores persistentes. Por vezes, as suas roupas cheiram bem quando acabam de sair da máquina de lavar, mas ficam logo fedorentas quando as volta a usar. Isso ocorre porque as bactérias multiplicam-se devido ao calor e à humidade do corpo, ajudando a criar o ambiente perfeito para elas. Tente usar metade do detergente que usaria normalmente. Se a sua roupa já está com esse problema, coloque a sua roupa de molho com meio copo de vinagre por cada 5 litros de água. Em seguida, lave as roupas normalmente.
-
Não use amaciador
As fibras sintéticas não precisam de amaciador como os tecidos naturais. Na verdade, este produto pode acumular-se em algumas roupas e levar a que as bactérias permaneçam em determinados sítios (á semelhança do que acontece quando usamos demasiado detergente). Assim, mesmo depois de lavar e cheirar bem inicialmente, o equipamento começará a cheirar mal logo depois de usá-lo um pouco. Se lavar elastano, o amaciador deixará um resíduo que pode tirar o brilho da cor e atrair bactérias mal cheirosas.
-
Evite o calor na lavagem de roupa com elastano
O calor degrada as partes elásticas de suas roupas, incluindo leggings. Considere lavar com uma temperatura máxima de 30°C para manter as suas roupas em boas condições. Um estudo recente sobre a lavagem com temperaturas mais baixas descobriu que, se usar um detergente líquido, deve obter bons resultados. Se pretender engomar a sua roupa desportiva, aconselhamos que escolha uma temperatura baixa e deve evitar fazê-lo nas peças elásticas.
-
Evite a máquina de secar!
Dependendo da informação presente na etiqueta da roupa, por norma seque a roupa naturalmente ao ar, e evite a máquina de secar roupa pois o calor desta deteriorará rapidamente os tecidos, sobretudo os elásticos.
Siga estas dicas e irá sentir-se ainda mais confortável ao vir treinar nos nossos clubes. Para mais informações sobre as nossas condições de adesão clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher-pilates’>Mulher pilates foto criado por teksomolika – br.freepik.com</a>