Axis Wellness Club

Dicas para reduzir a retenção de líquidos e perder peso

retenção de líquidos pelo corpo, que causa inchaço, desconforto e até mesmo aumento de cerca de 3 kg do peso corporal pode ser confundido com a acumulação de gordura, já que, em ambos os casos, deixa a barriga e outras partes do corpo mais salientes.

Peso da retenção de líquidos

Bastante comum entre as mulheres, principalmente durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) e nos dias de verão, o inchaço ocorre quando há aumento no volume dos vasos sanguíneos e na quantidade de líquidos dentro das células, processo que faz com que o corpo acumule mais água.

Uma alimentação rica em sódio, baixo consumo de água no dia-a-dia, uso de determinados medicamentos, e até mesmo stress podem ser outros fatores que favorecem a retenção hídrica e aumentam o seu peso.

Existem ainda algumas patologias que também poderão contribuir para a acumulação de líquidos no organismo, como por exemplo a diabetes, insuficiência renal, problemas cardiovasculares ou hipertensão arterial.

Para saber se o seu peso se deve a retenção de líquidos, pode recorrer a um truque simples: com os dedos em pinça, aperte a pele da barriga saliente por alguns segundos, solte e observe: se a marca dos seus dedos permanecer por cerca de três segundos, sofre de retenção de líquidos, ou seja, o peso a mais é sinal de inchaço. Se a marca não aparecer, é sinal de gordura acumulada no corpo.

Como combater a retenção de líquidos

 

  • Substitua o sal na preparação dos alimentos e aposte em temperos, ervas e especiarias naturais para dar sabor aos pratos. O sal provoca retenção de líquido e, em excesso, além de prejudicar a saúde como um todo e atrapalhar a queima de gordura, ainda provoca inchaço.

 

  • Além de beber bastante água ao longo do dia (cerca de 2 litros), consuma mais chás diuréticos (chá verde por exemplo) que combatem o inchaço e ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

 

  • Consuma saladas diariamente e dê preferência aos verdes escuros, como couve, agrião, rúcula e espinafre, por exemplo.

PODE TER INTERESSE EM LER: MELÃO E MELANCIA – BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS

  • Pratique exercício físico regularmente. A atividade física é a chave para perder “peso de água”, protege o corpo contra várias doenças, tonifica e é uma forma de aumentar o consumo de água. Como a retenção de líquidos pode estar associada a alguma patologia, é muito importante o aconselhamento profissional para que possa praticar com a máxima eficácia e segurança.

 

  • A deficiência em zinco pode colaborar para a retenção de líquidos. Portanto, inclua na ementa alimentos ricos no mineral, como feijão, carne bovina, cereais, leite e derivados.

 

  • Consuma regularmente frutas diuréticas que combatem a retenção hídrica e desincham, a barriga rapidamente, como por exemplo, morango, melão, melancia ou ananás/abacaxi que a mantêm hidratada, saciada e livre de inchaço.

 

  • Modere a ingestão de bebidas alcoólicas que, além de serem calóricas, ainda provocam inchaço por reter líquidos no organismo.

 

Para saber mais informações sobre perda de peso e como o(a) podemos ajudar clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)