Melhor forma de prevenir a demência: um estilo de vida saudável!

O exercício regular, uma dieta equilibrada, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool são as melhores formas de prevenir a demência – mesmo que a doença ocorra na família.
O estudo descobriu que o risco de demência era 32% menor em pessoas com alto risco genético, se tivessem seguido um estilo de vida saudável, em comparação com aqueles que tinham um estilo de vida pouco saudável.
Os participantes com maior risco genético e um estilo de vida desfavorável tiveram quase três vezes mais possibilidades de desenvolver demência em comparação com aqueles que tinham um baixo risco genético e estilo de vida favorável.
“Este é o primeiro estudo a analisar até que ponto pode compensar o seu risco genético de demência vivendo um estilo de vida saudável”, disse Elżbieta Kuźma, autora conjunta da Universidade de Exeter Medical School.
“As nossas descobertas são empolgantes, pois mostram que podemos agir para tentar compensar o nosso risco genético de demência. Aderir a um estilo de vida saudável foi associado a um risco reduzido de demência, independentemente do risco genético”.
O principal autor, David Llewellyn, da Universidade de Exeter Medical School e do Instituto Alan Turing, acrescentou: “Esta pesquisa oferece uma mensagem realmente importante que prejudica uma visão fatalista da demência. “Algumas pessoas acreditam que é inevitável que desenvolvam demência por causa de sua genética. No entanto, parece que é possível reduzir substancialmente esse risco de demência vivendo um estilo de vida saudável”.
O estudo analisou dados de 196.383 adultos com 60 anos ou mais do Reino Unido. Os pesquisadores identificaram 1.769 casos de demência durante um período de acompanhamento de oito anos. A equipa agrupou os participantes em alto, intermédio e baixo risco genético para demência.
Para avaliar o risco genético, os pesquisadores analisaram dados publicados anteriormente e identificaram todos os fatores de risco genéticos conhecidos para a doença de Alzheimer. Cada fator de risco genético foi ponderado de acordo com a força de sua associação com a doença de Alzheimer.
Para avaliar o estilo de vida, os pesquisadores agruparam os participantes em categorias favoráveis, intermédias e desfavoráveis, com base na sua dieta, atividade física, tabagismo e consumo de álcool.
Uma pessoa com um estilo de vida saudável foi definida como alguém que não fuma, pratica atividade física regularmente, tem uma dieta saudável e consome álcool de forma moderada. A equipa descobriu ainda que viver um estilo de vida saudável estava associado a um risco reduzido de demência em todos os grupos de risco genético.
Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo(a) a adotar um estilo de vida mais saudável clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Referência: