Axis Wellness Club

Este segredo pode torná-lo mais inteligente

Somos capazes de criar novos neurónios, inclusive na idade adulta.  A descoberta é relativamente nova, porque se pensava que nascíamos com um determinado “banco de neurónios” que ia diminuindo com o passar do tempo e que não éramos capazes de aumentar.

No entanto, as últimas descobertas da neurociência derrubaram essa crença.  O nosso cérebro é plástico: podemos criar conexões diferentes e inclusive, em algumas áreas, como o hipocampo, podemos fazer com que novos neurónios nasçam, como explica o professor Terry Sejnowski, do The Salk Institute for Biological Studies. Assim, temos margem de manobra, independentemente da idade. Uma boa notícia!

O estudo

O hipocampo, que tem a forma de cavalo-marinho, é um dos responsáveis pela nossa memória e a nossa capacidade espacial. As pesquisas sobre o hipocampo começaram com roedores: várias imagens foram mostradas aos ratos, que tinham que diferenciá-las. Quando os roedores aprenderam a distingui-las depois da prática, observou-se que novos neurónios haviam sido gerados em seu hipocampo. Curiosamente, se o animal parasse de fazer  exercício (neste caso corrida), os neurónios jovens desapareciam; se retomasse a atividade, voltavam a aparecer.

A conclusão

Assim, já temos uma pista importante: a prática repetida de exercício físico ajuda a gerar novos neurónios no nosso hipocampo. Mas se tivéssemos de decidir o que é que nos permite realmente manter nosso cérebro jovem, Sejnowski não hesita: o exercício físico é o melhor presente que podemos dar ao nosso cérebro, e é o melhor medicamento antienvelhecimento para nossa massa cinzenta.

Sabíamos que praticar exercício físico é uma maneira de cuidar do nosso corpo e reduzir o stress, graças às reações desencadeadas pela dopamina, serotonina e noradrenalina. Mas pesquisas mais recentes mostram que o exercício também melhora a secreção do fator neurotrófico cerebral (o que influencia positivamente na memória e em um estado de ânimo mais positivo) e permite que novos neurónios nasçam no nosso hipocampo.

No entanto, apesar das suas vantagens, não parece haver muita sensibilidade na relação entre aprendizagem e exercício físico. De facto, o exercício físico nas escolas é frequentemente visto como uma disciplina de fácil aprovação e sem muito valor. Mas tal opinião é errada. Educar crianças e adultos para o exercício físico não apenas ajuda o nosso corpo a estar melhor e mais saudável como também ajuda o nosso cérebro a permanecer mais jovem e com capacidade de gerar novos neurónios. E, como Sejnowski resume, “a performance académica e a prática desportiva são as partes mais importantes do currículo”.

Então, se o nosso cérebro é capaz de gerar novos neurónios com o exercício físico, o que precisamos fazer para que isso aconteça?

Bem, mais uma vez, a frequência. Como os especialistas sugerem, precisamos praticar exercícios três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Portanto, pense em si. Qual a sua relação com o exercício físico? Se não é exatamente um amor constante, vale a pena lembrar as vantagens físicas e neuronais, encontrar um  bom plano de treino, com um grupo de amigos se tiver dificuldade para se motivar sozinho e calçar as sapatilhas em direção a qualquer um dos nossos clubes 🙂 O seu hipocampo agradecerá. 

Para sabe mais sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referência: Running enhances neurogenesis, learning, and long-term potentiation in mice; Henriette van Praag, Brian R. Christie, Terrence J. Sejnowski, Fred H. Gage; Proceedings of the National Academy of Sciences Nov 1999, 96 (23) 13427-13431; DOI: 10.1073/pnas.96.23.13427