Axis Wellness Club

Os 10 erros mais comuns no ginásio (e como evitá-los)

Encontrar tempo para se exercitar é o primeiro passo para melhorar sua saúde, mas não é o único. Os treinos podem ser desafiantes e os erros no ginásio são comuns. Às vezes, esses erros podem causar tensões leves ou lesões mais significativas. Com pequenas mudanças na sua rotina de treino, prevenirá lesões e começará a ver resultados incríveis.

O American Council on Exercise elencou os erros mais comuns:

1. A abordagem do tudo ou nada. Não ter uma hora inteira para se exercitar não é razão suficiente para saltar o seu treino. Vários estudos demonstram que até 10 minutos de exercício físico podem produzir benefícios importantes. Se tem menos tempo livre, evite faltar aos treinos; ajuste o treino ao tempo disponível. Recorra aos professores do AXIS WELLNESS para desenhar um plano de treino de curta duração, sempre que precisar.

2. Programas de treino de força desequilibrados. A maioria das pessoas tendem a focar-se em determinados músculos (ou grupos musculares), como os abdominais, bíceps, tríceps, ou pernas, pois estes têm um impacto maior na aparência ou porque transmitem a sensação de maior força. Contudo, para conseguir um corpo forte e equilibrado, deve treinar todos os principais grupos musculares. Os planos de treino prescritos a todos os clientes nos nossos clubes respeitam sempre esta regra de equilíbrio – tenha-os sempre em consideração e procure o aconselhamento dos nossos profissionais quando pretender alterá-lo.  Efetue reprogramações do plano de treino com regularidade.

3. Más posturas. O caminho certo para se lesionar no ginásio é o treino com más posturas. Alguns exemplos mais comuns: permitir que o joelho se estenda além dos dedos do pé durante um agachamento pode colocar stress excessivo (e desnecessário) sobre o joelho, balançar o corpo para levantar cargas mais pesadas, ou não respeitar a amplitude normal do movimento, poderão estar na origem de lesões evitáveis e produzirão certamente resultados abaixo do ideal. Recorra sempre ao professor de(a) sala/ aula de grupo para ajudar.

4. Não progredir gradualmente. Treinar muitas vezes, com muita intensidade ou com muita frequência é um erro comum cometido por muitos entusiastas do exercício, e mesmo por iniciantes. O descanso e a progressão gradual são componentes indissociáveis de um plano de treino seguro e eficaz.

5. Variedade insuficiente no treino. Muitas pessoas encontram uma rotina de treino ou uma atividade física de que gostam e, em seguida, nunca mudam. Rotinas de treino imutáveis podem levar a tédio, estagnação e, pior, podem levar a lesões por fadiga muscular.

6. Não ajustar as máquinas ao tamanho do corpo. A maioria dos equipamentos é projetada para acomodar as diversas morfologias do corpo humano. Mas cabe sempre ao utilizador ajustar cada máquina ao seu corpo e necessidades únicas. O uso de máquinas mal ajustadas levará a resultados abaixo do ideal e aumenta o risco de lesões.

7. Concentrar-se em tudo, menos no seu treino – A importância de ser “Auto consciente” do exercício que está a praticar não é exagerado: ler, consultar as últimas novidades no seu smartphone, ou ver televisão podem afetar negativamente a qualidade do seu treino, pois a distração está sempre na origem de erros evitáveis.

8. Não arrefecer adequadamente após o treino. Demasiados praticantes terminam os seus treinos e vão direto para os chuveiros. Em vez disso, invista alguns minutos para baixar a sua frequência cardíaca e alongar os seus músculos. Isso não só melhora a flexibilidade, mas também ajuda a preparar o corpo para o seu próximo treino.

9. Não respeitar as regras de etiqueta. Pode variar de simplesmente ser rude – permanecendo em máquinas muito tempo depois de terminar – ou conversar alto ao telemóvel, para a falta de higiene e não limpar o suor das máquinas quando termina. Seja sempre atencioso e respeite os outros utilizadores.

10. Não definir metas realistas.  Metas irreais e vagas estão entre as principais causas de abandono do exercício físico. A chave é estabelecer um objetivo de treino que seja específico e apropriado para os seus níveis de condição física e aptidão – de forma simples, os objetivos devem ser um pouco desafiantes, mas não excessivamente difíceis.

Os profissionais do AXIS WELLNESS são sempre as pessoas a quem pode recorrer para esclarecer as suas dúvidas. Têm elevada qualificação e experiência, e estão preparados para qualquer nível de condição física e aptidão dos nossos clientes.

Na sua maioria os erros mais comuns estão associados à falta de conhecimento especializado, e má informação (muitas vezes veiculada pelos próprios meios de comunicação social). Para um melhor acompanhamento, compromisso e segurança, não deixe de recorrer ao nosso serviço de treino personalizado.

Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Créditos da foto: designed by Drazen Zigic – Freepik.com