Axis Wellness Club

Perca gordura de forma eficaz

Se, à semelhança de muitos portugueses, (re)começou agora a praticar exercício físico com regularidade, é provável que aquelas “gordurinhas” que foi acumulando ao longo do tempo (consequência de muitos anos de sedentarismo acumulado), tenham sido uma (senão a principal) motivação para o fazer. É igualmente provável que esta motivação inicial o(a) leve a treinar bem e com regularidade, durante várias semanas e que sinta que está no caminho certo para eliminar aqueles quilos indesejáveis, contudo vai à balança e à fita métrica e parece que nada aconteceu.

Acredite, nós compreendemos a frustração, e na maior parte das vezes a falta de conhecimento pode conduzir a que, por essa razão, comece a evitar as suas sessões de treino diárias.

Como sabemos que o caminho para um estilo de vida saudável nem sempre é fácil, e como conhecimento é poder, queremos mostrar-lhe como treinar de forma inteligente, compreendendo as razões pelas quais a gordura se armazena no nosso corpo, e como pode ser queimada de forma eficaz.

Aprender os princípios de como a gordura é armazenada e queimada pode ser importante e ajudá-lo no seu caminho para uma vida mais saudável. Sabemos que uma certa quantidade de gordura é necessária para os nossos níveis de energia e sabemos que algumas gorduras são boas para nós.

Quando ingerimos gordura, esta é absorvida e entra na corrente sanguínea, sendo usada como energia ou armazenada.

Quando é armazenada, existem dois tipos de gordura localizada:

Gordura subcutânea – É a gordura que não queimamos – a gordura incómoda que acrescenta centímetros à nossa cintura, a gordura que é armazenada sob a pele se não for usada para a energia do corpo. Quanto mais tempo permanece lá, mais difícil se torna perdê-la. Às vezes essa gordura instala-se permanentemente.

Gordura visceral – É a gordura que envolve os nossos órgãos. É também a gordura que pode afetar seriamente a nossa saúde. É por isso que precisamos usar a energia que ingerimos, bem como as nossas gorduras armazenadas.

A composição destes diferentes tipos de  gordura pode ser diferente de pessoa para pessoa.  Numa avaliação física com o seu Personal Trainer pode saber qual é o seu caso.

Onde é que a gordura mais se acumula?

Ao consumirmos mais energia derivada da nossa alimentação, do que aquela que usamos diariamente, os adipócitos entram em ação. Por outras palavras, armazenam a gordura dos alimentos (lípidos e triglicéridos) com o objetivo de utilizar essa fonte quando estamos com falta de energia.

Esta gordura não consumida pode armazenar-se em diferentes partes do corpo, contudo, devido a fatores hormonais, as mulheres vão acumular mais desta gordura nos membros inferiores (glúteos e coxas), fazendo com que o seu corpo fique em forma de “pêra”. Já os homens acumulam no abdómen, ficando com um corpo em forma de “maçã”.

Esta acumulação de gordura é perigosa?

Sim, pode mesmo tornar-se perigosa, promovendo doenças metabólicas e cardiovasculares. Um homem com um perímetro abdominal superior a 102 centímetros e mulheres acima de 88 são mesmo consideradas pessoas de risco elevado.

Qual a melhor forma de “queimar” gordura?

É importante lembrar que o corpo usará sempre a energia armazenada na corrente sanguínea e nos músculos antes de usar a energia da gordura armazenada nos nossos corpos. Por essa razão, podemos fazer um treino completo sem ver qualquer perda de gordura corporal, uma vez que a gordura armazenada está sempre a ser usada como energia. Esta é também a razão pela qual a ingestão de calorias e o exercício físico estão interligados e são cruciais para se observar qualquer redução na gordura corporal. O corpo precisa queimar a energia que consumimos e a energia armazenada; portanto, uma ingestão calórica mais baixa, juntamente com o exercício, dar-nos-á os resultados que desejamos.

Mas atenção: Não é possível perder gordura localizada treinando só essa zona do corpo. Ou seja, se tiver um “pneu” na zona abdominal, não é por fazer centenas de abdominais todos os dias que irá resolver esse problema.

Uma vez que o treino irá depender de cada pessoa tendo em conta a sua experiência e possíveis limitações físicas as nossas sugestões genéricas para os iniciantes, é que comecem por realizar treinos de força (programas de corpo completo) e um trabalho cardiovascular moderado de seguida (30 minutos no mínimo). Para quem já tem mais experiência, o ideal será apostar em treinos mais intensos e potenciar a massa muscular através de um treino hipertrófico. Ah, lembre-se de aconselhar-se com o nosso nutricionista para ter a certeza que mantém o equilíbrio alimentar ajustado ao seu perfil.

Se gostou deste artigo é provável que também goste de: OBESIDADE ABDOMINAL: RISCOS E PREVENÇÃO

Para mais informações sobre como perder gordura de forma eficaz, questione o seu personal trainer, clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)