Axis Wellness Club

A saúde do cérebro e do sistema nervoso passa pelos seus músculos…das pernas

Embora o exercício seja primariamente valorizado pela sua influência na saúde, força e mobilidade, há ampla evidência de que o exercício físico, especialmente o treino de força, é igualmente importante para o funcionamento saudável do cérebro e do sistema nervoso.

Uma série de estudos, relacionou a força muscular (em particular a força das pernas), a vários benefícios cognitivos. Esta relação surpreendente foi novamente demonstrada num estudo recentemente publicado na Frontiers in Neuroscience, que mostra que a saúde neurológica é tão dependente de sinais dos grandes músculos das pernas para o seu cérebro, como dos sinais de seu cérebro para os músculos. Noutras palavras, é uma estrada de duas vias, e nenhuma delas é mais importante que a outra.

Qual a importância do exercício de pernas para a saúde do cérebro e do sistema nervoso?

“Fundamentalmente dá aos médicos novas pistas sobre por que é que pacientes com doenças neurodegenerativas motoras (como por exemplo a esclerose lateral amiotrófica), esclerose múltipla, atrofia muscular e outras doenças neurológicas, muitas vezes apresentam um rápido declínio cognitivo associado à limitação progressiva dos movimentos.”

Ou seja, quando deixa de conseguir realizar exercícios de suporte de carga, não só perde massa muscular devido à atrofia provocada, como afeta a composição química do seu corpo de tal forma que o sistema nervoso e o cérebro começam a deteriorar-se.

Para chegar a essa conclusão, os investigadores impediram que ratos de laboratório usassem as suas patas traseiras por 28 dias. Os animais ainda podiam usar suas patas dianteiras, e podiam comer e fazer a higiene diária sem stress.

Ao final de 28 dias, a zona sub-ventricular do cérebro dos animais foi examinada. Esta é uma área do cérebro responsável pela saúde das células nervosas. Notavelmente, as células neuronais  diminuíram 70 por cento nos animais que não usaram suas patas traseiras, em comparação com o grupo de controlo.

De acordo com o comunicado de imprensa:

“A pesquisa mostra que o uso das pernas, particularmente no exercício de sustentação de peso, envia sinais para o cérebro que são vitais para a produção de células neuronais saudáveis, essenciais para o cérebro e para o sistema nervoso. “

O seu corpo foi feito para suportar o seu peso

Como principal autor a Dr. Raffaella Adami afirma “Não é por acaso que estamos destinados a ser ativos. Para caminhar, correr, agachar para se sentar, e usar nossos músculos das pernas para levantar coisas não é uma via de sentido único com o cérebro a dizer aos músculos para levantar, “andar” e assim por diante; as investigações conduzidas apoiam totalmente a noção de que o uso muscular desempenha também um papel extremamente importante na saúde do cérebro.”

De fato, o uso do peso contra a própria gravidade é um componente crucial da vida que permite que o corpo humano e o cérebro funcionem de maneira ideal. Isso foi claramente elucidado por Joan Vernikos, Ph.D., ex-diretora da Divisão de Ciências da Vida da NASA, no seu livro “Sitting Kills, Moving Heals”.

 

Músculos mais fortes beneficiam seu cérebro

Pesquisas anteriores mostraram que o exercício é uma maneira fundamental de proteger, manter e melhorar a saúde do cérebro e otimizar sua capacidade cognitiva. Foi inclusive demonstrado ser uma ajuda no combate à demência. 

O exercício também ajuda a proteger e melhorar sua função cerebral:

  • Melhorando e aumentando o fluxo sanguíneo (oxigenação) para o seu cérebro
  • Aumentando a produção de substâncias protetoras do sistema nervoso
  • Reduzindo placas prejudiciais no seu cérebro
  • Alterando a forma como proteínas prejudiciais se alojam no seu cérebro, o que parece retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer

Para saber como optimizar a sua saúde cerebral e neurológica nos nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências:

Frontiers in Neuroscience May 23, 2018, DOI: 10.3389/fnins.2018.0036

https://fitness.mercola.com