Sensação de barriga inchada? Conheça os tempos de digestão de 15 alimentos.

Nem todas as pessoas têm fácil digestão. Azia, enfartamento ou dores abdominais são sintomas comuns de uma má digestão. Se é o seu caso, saiba que pode ter a ver com os alimentos que ingere, e com o tempo que demoram a serem absorvidos pelo seu organismo. Confira alguns exemplos:
Água – Fonte de cálcio e magnésio, a água potável é praticamente digerida pelo organismo assim que bebida. Em menos de 10 minutos o seu corpo já está a tirar o máximo partido da água que acabou de beber.
Sumos de fruta – Cerca de 15 minutos é quanto demoramos a absorver todas as vitaminas dos sumos de fruta. Os nutrientes da laranja e do limão são dos mais rápidos a ser absorvidos.
Sumos de legumes – Tal como os sumos de frutos, também os de legumes são rapidamente absorvidos. Precisamos em média de 15-20 minutos.
Bagas silvestres – Ricas em antioxidantes, vitaminas, cálcio, potássio, e magnésio, a maioria deste tipo de frutos é rapidamente absorvida pelo corpo human. Em média, 20 minutos.
Uvas – Geralmente precisamos de 30 minutos para decompor as uvas e laranjas e absorver a maioria das vitaminas que necessitamos.
Maçãs e pêras – Mais 10 minutos do que as laranjas. O organismo precisa de cerca de 40 minutos para tirar partido destes dois frutos deliciosos.
Salada sem azeite – Se não tiver gorduras, o nosso organismo consegue digeri-la em menos de 40 minutos.
Milho – tanto o milho como a couve demoram cerca de 45 minutos até serem totalmente assimilados pelo estômago e intestinos do ser humano.
Ovos – Sendo uma ótima alternativa à carne por serem ricos em proteínas, os ovos contrariamente ao que se pensa passam pouco tempo no estômago. Em menos de 45 minutos já absorvemos todas as suas potencialidades nutritivas.
Cenoura – Tal como os nabos, as cenouras são dos legumes que demoramos mais a digerir. Em média, demoramos 50 minutos. Mas nem são os piores…
Salada com azeite – Se levar azeite, a sua salada demorará mais 20 minutos para ser digerida. Ou seja, cerca de 1 hora.
Peixe – Tal como as saladas com azeite, o peixe é digerido em apenas 1 hora. Opte por variedades como a sardinha ou o carapau, pois são rapidamente absorvidos pelo organismo.
Batatas – É um dos legumes que mais demoramos a digerir. Cerca de 1 a 2 horas.
Aveia – As papas de aveia saciam, é verdade, sobretudo porque demoram cerca de 2 horas a serem absorvidas pelo organismo humano. Não abuse! São altamente calóricas, apesar de naturalmente ricas em fibras naturais.
Leite de origem animal e derivados – Demoramos cerca de 2 horas até absorvermos todos os nutrientes do leite, manteiga ou queijos. Fazem bem à saúde, é verdade, mas também pesam algum tempo mais no organismo.
Carne – Precisamos de 3 a 4 horas para decompor e absorver por completo as proteínas e outros nutrientes da carne. Há carnes mais fáceis de digerir do que outras, é verdade. Opte sempre pelo peru e frango. E não se esqueça: mastigue bem e pouco de cada vez.
Outros conselhos:
Para evitar este desconforto, antecipar a situação e prevenir o mal-estar: coma devagar e mastigue muito bem todos os alimentos, faça refeições com porções menores, e procure limitar a ingestão de café e de bebidas alcoólicas. Atenção também à ingestão de fritos, de alimentos com muita gordura ou muito ácidos, como é o caso das frutas cítricas.Lembre-se ainda que o movimento físico ativa o corpo, liberta toxinas, elimina calorias e acelera o funcionamento do organismo, evitando a sensação de enfartamento. Portanto, embora o exercício físico não seja recomendado logo após as refeições, as caminhadas e os passeios são sugestões muito aconselháveis em dias em que come acima do habitual.
Além disso, não é de todo recomendado ficar sentado ou deitar-se, após as refeições. Recomenda-se esperar pelo menos três horas antes da última refeição para se deitar.
Se quiser saber mais sobre como fazer escolhas mais saudáveis na sua alimentação diária, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).