Axis Wellness Club

Será que aquilo que come pode afetar o seu humor?

Ao longo da história, sempre se acreditou que uma boa alimentação contribui para ter uma boa saúde física.

Mas e se lhe dissermos que comer de forma equilibrada e saudável traz muitos benefícios psicológicos?

A realidade é que a maioria das pessoas que decidem começar a comer de forma saudável, fazem-no por razões estritamente físicas, seja para melhorar a saúde do corpo ou simplesmente para melhorar a sua aparência.

Além disso, quando nos sentimos deprimidos ou desanimados, recorremos a alimentos com alto teor de açúcar, gordura, entre outras coisas, pensando que eles nos farão sentir melhor. Contudo. este tipo de alimentação não é a melhor opção neste caso. Isso porque pode prejudicar a saúde intestinal, que, embora possa não parecer, está estritamente ligada ao cérebro.

De acordo com vários estudos, os micróbios encontrados no próprio intestino produzem serotonina e dopamina, que são os neurotransmissores responsáveis ​​pela regulação do nosso humor. Consequentemente, se tivermos uma alimentação pobre, a microbiota intestinal sofre e isso influencia negativamente as nossas emoções e sentimentos.

Os alimentos que mais favorecem a saúde mental

Em primeiro lugar, devemos assinalar que não há nenhum alimento que o(a) faça sentir-se bem da noite para o dia, mas há alguns que lhe dão um pequeno impulso na hora de se sentir melhor. A partir daqui, enumeramos alguns dos alimentos que podem contribuir de forma mais positiva para o nosso humor:

Chocolate preto: o chocolate é um dos alimentos mais indicados para consumir nos momentos em que nosso humor está um pouco mais em baixo. Obviamente, deve optar por um chocolate amargo, com pelo menos 80% de cacau e deve ser consumido com moderação. Seguindo essa premissa, o cacau contém triptofano, que favorece a libertação das hormonas de prazer e bem-estar como dopamina, endorfinas, serotonina e feniletilamina.

PODE TER INTERESSE EM LER: O CONSUMO DE CHOCOLATE FAZ BEM À SAÚDE?

Legumes: neste caso, os vegetais podem beneficiar muito a saúde do nosso cérebro. Especificamente, eles contêm grandes quantidades de vitamina B9 e ácido fólico, cuja principal função é ajudar as células do cérebro a funcionar adequadamente e, como são fáceis de digerir, fazem-nos sentir melhor.

Ovo: o ovo, um dos alimentos mais diabolizados por muitas pessoas. Na realidade, é rico em Omega3, zinco e proteínas que, por um lado, contribuem para melhorar o humor e, por outro, fornecem energia e saciedade.

PODE TER INTERESSE EM LER: O OVO SERÁ MESMO SAUDÁVEL? 7 DÚVIDAS DESVENDADAS

Pão integral: as suas altas concentrações de vitaminas e minerais do grupo B fazem deste alimento o aliado perfeito para a estabilidade emocional. Da mesma forma, os seus ingredientes como sementes ou cereais são muito positivos para os microorganismos que residem no nosso intestino e que, como já mencionado, estão intimamente ligados ao cérebro.

Chás ou infusões: alguns chás ou infusões são as bebidas anti-stress, e tranquilizantes por excelência. Por exemplo, o chá verde e o chá preto contêm L-teanina, um composto natural que nos ajuda a relaxar. Também não devemos esquecer a tília, que proporciona um efeito calmante e combate a insónia, ou a camomila, cujas propriedades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e antibacterianas nos permitem sentir-nos mais leves e calmos.

PODE TER INTERESSE EM LER:  SABE O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TREINO?

Concluindo, recomendamos que tenha uma vida saudável e equilibrada, onde comer bem e exercitar-se não seja uma obrigação, mas uma motivação para se sentir melhor física e mentalmente.

Caso pretenda saber mais informações sobre uma alimentação saudável e equilibrada, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: <a href=”https://www.freepik.com”>designed by Gpointstudio – Freepik.com</a>