Axis Wellness Club

Tem estes hábitos alimentares após o seu treino?

Terminou o seu treino diário e está a preparar-se para sair do ginásio. Uma das primeiras sensações de que se apercebe é que o seu estômago está vazio. Chega a casa e come a primeira coisa que encontra na despensa ou pior, pede um hambúrguer com batatas fritas no primeiro restaurante de  fast-food que encontra. Erro!

Por mais que queime calorias no ginásio, a pior decisão que pode tomar será comer uma bola de Berlim cheia de açúcar e gordura, pois além de não contribuir para o seu processo de recuperação, é muito provável que esteja a acrescentar ao seu corpo calorias que foram gastas durante o treino. Desta forma não irá conseguir ver nenhum resultado do esforço que efetuou.

Se realmente deseja que os seus esforços valham a pena e quer atingir os seus objetivos, é melhor saber quais os alimentos ou hábitos que deve evitar após um treino.

Não se manter hidratado

Depois da atividade física, precisa hidratar-se imediatamente para facilitar a recuperação. As recomendações oficiais são ingerir pelo menos 150% do peso perdido durante as primeiras 6 horas após o exercício. Por exemplo, se perdeu 1 kg de peso corporal, deve beber cerca de 1,5 litros de água (que é o equivalente a 250ml/hora, ou um copo a cada 20 minutos).

Algumas pessoas recorrem ao refrigerante como fonte de hidratos de carbono de alto índice glicémico. Contudo, este tipo de bebidas contém normalmente muito gás, que torna a digestão mais lenta, distende o intestino e pode aumentar a flatulência. Também possuem muitas substâncias químicas, estabilizantes, conservantes e acidulantes e não funciona como uma boa opção de hidratação para o pós-treino; a água será sempre a melhor opção para este efeito.

PODE TER INTERESSE EM LER: 6 DICAS PARA BEBER MAIS ÁGUA AO LONGO DO DIA

Café

É verdade que a cafeína pode ajudar-nos a melhorar o desempenho atlético se a ingerirmos antes do treino, mas e se tomarmos café depois do treino? Irá atuar como uma cerveja: desidrata o corpo quando ele precisa de ser hidratado para facilitar a recuperação. Se também o tomar com açúcar, estará ainda a adicionar calorias extras que não combinarão com o seu objetivo se pretender perder peso.

PODE TER INTERESSE EM LER: Como é que o café afeta o exercício?

Legumes

É verdade que adicionar vegetais à sua dieta é muito saudável devido ao seu alto teor de fibras, vitaminas e minerais, mas estes não possuem calorias ou proteínas suficientes para ajudar o corpo a recuperar após o esforço que efetuou no ginásio. De qualquer forma, se é um grande fã de vegetais, pode sempre combiná-los com massas, para garantir uma boa porção de hidratos de carbono.

Fast-food muito gorduroso

Alimentos ricos em gordura como bacon, hambúrgueres ou uma torrada untada com manteiga, é verdade que contêm proteína, mas o seu alto percentual de gordura não compensa nem é recomendável. Além disso, este tipo de alimentos é metabolizado mais lentamente, quando o que precisamos após o treino é um alimento de digestão mais rápida. Uma boa alternativa seria, por exemplo, uma torrada com queijo fresco.

Abusar de suplementos nutricionais

Ao tomar suplementos nutricionais é importante ter em conta a finalidade para a qual os tomamos, a dose, a hora do dia em que os consumimos e se estes estão bem formulados. Se a sua dieta for equilibrada e variada, talvez não precise usar estes produtos, embora possam ser uma ótima maneira de atender às necessidades pós-treino do seu corpo. De qualquer forma, deve ficar claro que em nenhum caso eles servirão como substitutos da comida de verdade.

PODE TER INTERESSE EM LER: 5 razões pelas quais a maioria dos suplementos são um desperdício de tempo e dinheiro

Não comer nada também é um erro que você deve evitar

Outro erro é passar várias horas sem comer após o exercício. As refeições após ter ido ao ginásio, devem incluir uma porção de proteína para reparar os músculos adequadamente e sofrer menor fadiga muscular. Existem diferentes fontes de proteína (animal ou vegetal). É igualmente importante incluir hidratos de carbono simples, pois são digeridos e absorvidos rapidamente e, portanto, fornecem energia imediata, otimizando o seu treino e promovendo uma rápida recuperação. Alguns exemplos podem passar por fruta, mel, pão branco, batata ou compota, entre outros.

PODE TER INTERESSE EM LER: SABE O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TREINO?

Se quiser saber mais sobre como determinar quais produtos são saudáveis ​​e identificar os que não combinam consigo ou com os seus objetivos de treino,  lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/alimento’>Alimento foto criado por senivpetro – br.freepik.com</a>