Axis Wellness Club

Acha que estes 7 alimentos são saudáveis? Pense de novo!

Neste artigo queremos desmascarar estes produtos e explicar porque não podem ser considerados saudáveis, mesmo que pareçam ser feitos para ajudar a emagrecer ou reduzir o consumo de açúcar, entre outros exemplos relacionados com a  saúde.

PODE TER INTERESSE EM LER: SAIBA LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS E FAÇA ESCOLHAS MAIS SAUDÁVEIS

Para começar, esta lista já tem uma coisa em comum: são todos produtos processados ​​que foram engordados com aditivos, conservantes, açúcares (ou substitutos), farinhas refinadas ou gorduras de má qualidade caso a caso.

Cereais muesli integrais

Os cereais típicos “perfeitos para começar o dia”, por “cuidar da linha” e com “alto teor de fibras”, contêm basicamente entre 20-25% de açúcares adicionados e uma infinidade de ingredientes açucarados. De facto, se os comparar com alguns cereais do tipo “Corn Flakes”, verá que estes últimos têm menos açúcares adicionados.

Hambúrgueres de vegetais

Se esses hambúrgueres são caseiros e você mesmo adicionou os ingredientes para fazê-los, não há dúvida de que serão hambúrgueres vegetais saudáveis, mas cuidado com aqueles que são embalados e podem ser comprados em qualquer supermercado: geralmente contêm ingredientes de baixa qualidade, como gorduras refinadas, açúcares, amidos e muito sal adicionado. Em suma, tratam-se de produtos ultraprocessados ​​que estão longe de ser saudáveis.

Óleo de coco

Alimentos alternativos não precisam ser mais ou menos saudáveis ​​só porque são oferecidos na esquina dos produtos vegetais, dietéticos ou “alternativos” em qualquer loja ou supermercado. O óleo de coco é um desses exemplos, que é vendido como um alimento muito saudável e de acordo com um estudo da American Heart Association “pode ter um efeito prejudicial na saúde cardiovascular se consumido regularmente”, e também vemos que “não há evidências de que ele actue de maneira diferente em comparação com outras gorduras saturadas nos lipídios ou lipoproteínas do sangue”, de acordo com este estudo. De facto, o óleo de coco contém cerca de 90% de gordura saturada, em comparação com 15% do azeite extra virgem.

Por outro lado, também encontramos grandes defensores do óleo de coco que o recomendam para aumentar o metabolismo, controlar o peso e também melhorar a saúde cardiovascular. O debate está servido.

Saladas (preparadas)

Não há nada mais saudável do que uma salada, disso não há dúvidas, principalmente se for feita com legumes, vegetais, azeite e um pouco de vinagre. Mas se adicionarmos bacon, croutons fritos ou grandes quantidades de massa e marinarmos com um molho ultraprocessado, já desperdiçamos todos os benefícios saudáveis ​​​​nesta salada.

Bolachas de milho ou arroz

Outro alimento que achamos saudável ou que contribui para a perda de peso são estas bolachas com um centímetro de espessura que não sabem a nada. É outro alimento ultraprocessado que fornece hidratos de carbono de absorção rápida (aqueles que aumentam os níveis de açúcar no sangue e não saciam o corpo a longo prazo). Portanto, não é uma boa ideia para aquelas pessoas que querem manter ou perder peso. É muito melhor substituir esta opção por uma peça de fruta ou nozes.

Fatias de peru

O peru é definitivamente um alimento com baixo teor de açúcar, rico em proteínas ou baixo em calorias e gorduras. Isso significa que as fatias de peru embaladas são igualmente saudáveis? A resposta é não. Se olhar para a lista de ingredientes em qualquer pacote de fatias de peru, verá que o seu teor de peru é de cerca de 70% (sendo generoso) e o resto é água, sal, conservantes, estabilizantes, leite em pó, aromas, açúcar… Para uma opção mais saudável é preferível comprar o peito de perú no talho, pois economizará os 30% de condimentos indesejados.

Sumo de supermercado

Que fique claro que a melhor forma de comer a fruta é sempre inteira, para que possa consumir a sua fibra e sentir-se mais saciado, embora um sumo natural espremido na hora não seja uma má escolha. O que não é recomendado são sumos embalados a partir de concentrados que contenham alto teor de açúcares, aromas ou corantes. Se decidir comprar um sumo embalado, tente ler o rótulo primeiro e verifique se é 100% sumo espremido.

Por fim, aconselhamos que leia sempre que puder os rótulos nutricionais dos produtos que vai comprar e não se deixe levar pelo destaque “light”, “low fat” ou qualquer outra mensagem publicitária (porque não são mais nada do que isso, criativos). Também é aconselhável comprar alimentos inteiros em vez de produtos processados, pois, como já comprovou pelos exemplos anteriores, eles geralmente contêm aditivos que reduzem o valor nutricional dos alimentos.

PODE TER INTERESSE EM LER: 10 ERROS COMUNS QUANDO PROCURAMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Se quiser saber mais sobre como determinar quais produtos são saudáveis ​​e identificar os que não combinam consigo,  lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Azerbaijan_Stockers – Freepik.com