Começou a treinar e o peso aumentou?

Muitas pessoas começam a fazer exercício com o objetivo de diminuir os dígitos na balança. Mas isso nem sempre acontece nas primeiras semanas (ou meses) e, em alguns casos, pode até ocorrer o contrário: ao iniciar a prática de exercício físico, o peso aumenta.
Contudo, não há motivos para desistir de tudo e abandonar o ginásio. Em alguns casos, o processo é normal. Em outros, é possível resolver o problema com alguns ajustes na sua rotina.
A seguir explicamos razões que podem fazer com que o seu peso não diminua após começar a praticar exercício físico.
PODE TER INTERESSE EM LER: ACHA QUE NÃO PRECISA DE PERDER PESO? CONHEÇA OS 10 SINAIS DE ALERTA.
Aumento da massa muscular
O número que vê na balança refere-se à soma da gordura, massa magra (músculos, ossos, órgãos), água, alimentos e fezes presentes no organismo. Pensando na sua saúde, ao fazer exercício físico e ao cumprir uma alimentação saudável, o mais importante é reduzir o percentual de gordura e preservar ou aumentar a massa magra, e não olhar simplesmente para o peso como um valor absoluto.
Ao começar a praticar exercício físico, especialmente treinos de força, é natural que ganhe massa muscular (que também pesa). Aí, mesmo que elimine gordura, o número na balança pode continuar igual ou até aumentar, o que nesse caso é algo positivo.
Como saber se está mesmo a perder gordura quando o peso não muda na balança? Recorra ao seu personal trainer e solicite uma (re)avaliação física. Ao verificar os seus dados, poderá compará-los com os que foram obtidos na orientação inicial e, dessa forma, poderá efetuar os ajustes que precisar na sua rotina de treino recorrendo a ajuda profissional.
PODE TER INTERESSE EM LER: A AVALIAÇÃO FÍSICA INICIAL – CONHEÇA MELHOR O SEU CORPO!
Desidratação
Beber água em quantidade suficiente é crucial para a manutenção do peso. Quando o seu corpo está devidamente hidratado, é muito mais fácil para o seu sistema digestivo processar os nutrientes que está a ingerir e colocá-los no local onde são necessários no corpo. Pelo contrário, não beber água suficiente pode fazer com que o seu corpo faça a retenção do excesso de água dos alimentos que consome, resultando num aumento de peso. Estar desidratado pode ainda fazer com que o seu corpo pense que está com fome, quando na realidade está com sede, fazendo com que coma mais do que se estivesse devidamente hidratado.
PODE TER INTERESSE EM LER: 10 MITOS SOBRE PERDA DE PESO QUE PODEM ESTAR A SABOTAR O SEU ESFORÇO.
Falta de nutrientes
Baixos níveis de magnésio, ferro e vitamina D podem causar danos no seu metabolismo, tornando mais difícil a manutenção de um peso saudável. Pode obter mais magnésio na sua dieta ao comer amêndoas, ferro através da carne vermelha e espinafres e vitamina D se beber leite fortificado e apanhar sol durante 5/10 minutos por dia. Caso a deficiência destes nutrientes se mantenha, deverá consultar um nutricionista para averiguar se necessita de tomar suplementos.
PODE TER INTERESSE EM LER: 11 COISAS QUE OS NUTRICIONISTAS PEDEM QUE PARE DE FAZER PARA PERDER PESO
Dormir pouco
Não dormir o suficiente pode fazer com que se sinta mais lento e cansado ao longo do dia. Também pode contribuir para o aumento do peso. Dormir pouco afeta as hormonas, que podem afetar o seu metabolismo e a capacidade de processar os alimentos da melhor forma.
Também se torna mais complicado de analisar os sinais que o corpo vai enviando de fome ou saciedade. Adicionalmente, ficar acordado até tarde contribui para ir petiscando durante a noite, comendo mais calorias em comparação com as que queima.
Não dormir o suficiente, também aumenta o stress no organismo, conduzindo à produção de cortisol o que a longo prazo gera alterações metabólicas que favorecem a acumulação de gordura.
Efeitos secundários da medicação
É possível que medicamentos ou suplementos que esteja a tomar causem o aumento de peso. Verifique com o seu nutricionista e médico quais as melhores opções para si.
PODE TER INTERESSE EM LER: OS 7 MEDICAMENTOS QUE DEVE EVITAR AO FAZER EXERCÍCIO FÍSICO!
Problemas médicos
Se seguir uma dieta alimentar apropriada, praticar muito exercício físico e não descobrir nenhuma razão para o aumento de peso, poderá ser um problema médico.
Condições como o Síndrome de Cushing, excesso de cortisol ou Hipotiroidismo podem contribuir para o aumento de peso, mesmo que esteja a seguir um estilo de vida saudável. Marque consultas pontuais com o seu médico para verificar estas situações e outras possíveis. Assim como para fazer os exames necessários.
Lembre-se que no AXIS WELLNESS poderá encontrar uma grande variedade de recursos que o(a) ajudarão a atingir o(s) seu(s) objetivo(s): treino personalizado, aulas de grupo, aconselhamento nutricional, atividades de exercício clínico, etc. Se quiser saber mais sobre de que forma o(a) podemos ajudar a melhorar a sua saúde através da perda de peso clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)
Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulheres-na-academia-usando-celular_6689864.htm#fromView=search&page=1&position=43&uuid=39e8bf5b-4cce-4438-95ab-33769df7ea0a”>Imagem de freepik</a>