Axis Wellness Club

Como adaptar-se às mudanças do Outono e descansar melhor

Esta época do ano pode ser definida como a época das mudanças: as folhas mudam de cor e começam a cair, começa a chuva, o mau tempo e o frio, as horas do dia são mais curtas e, como se isso não bastasse, também há a mudança de hora.

A sucessão das estações do ano é algo natural, mas o fim do verão e o início do outono pode ser um período particularmente difícil para muitas pessoas. Há, na verdade, estudos que confirmam o impacto que a chegada do outono tem no nosso corpo e na nossa saúde mental. Isto porque o menor número de horas de luz solar influencia os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina, hormonas que controlam o humor, a ansiedade e o sono. Há, por isso, uma maior incidência da chamada tristeza sazonal, e os níveis de ansiedade podem aumentar.

Todos estes aspetos afetam o seu corpo a tal ponto que pode sentir-se mais cansado a nível físico e mental durante o dia, sem razão aparente. Porém, à noite, poderá não conseguir conciliar o sono.

Para evitar isto, é importante que tenha em conta outros pontos importantes que o ajudarão a descansar melhor. Tome nota:

  • Cuide da sua alimentação: durante esta época do ano, precisará de uma dose extra de vitaminas (especialmente C) para lhe dar mais energia de uma forma natural. Poderá encontrá-la em produtos da estação como cogumelos, tangerinas, peras, romãs, castanhas e, claro, abóbora!
  • Estabeleça uma rotina para que possa dormir mais e melhor: o Verão deixou-o com um relógio biológico desajustado e de certeza que esticava a hora de ir dormir, certo? Tente evitar o mais possível ficar acordado até tarde, e o seu corpo agradecer-lhe-á por isso quando tiver ido para a cama um pouco mais cedo durante uma semana.
  • Pratique exercício, mas não demasiado tarde: é importante aproveitar ao máximo as horas de sol. Além disso, se treinar muito tarde, o seu corpo permanecerá ativo durante horas depois, o que significa que terá mais dificuldade em adormecer se treinar às 21:00 do que se treinar às 19:00.

 

E se começámos o artigo dizendo que é a estação das mudanças, também podemos dizer que é a estação das primeiras constipações.

PODE TER INTERESSE EM LER: 7 FORMAS DE EVITAR CONSTIPAÇÕES E GRIPES

Ao longo do ano, é fundamental não negligenciarmos nenhum dos 3 conselhos que lhe demos acima, mas, acima de tudo, lembre-se que a melhor maneira de manter um sistema imunitário saudável e forte para enfrentar a falta de energia, reações alérgicas, constipações ou fadiga, sintomas comuns desta estação, é praticar exercício físico devidamente prescrito de forma regular e consistente, e esta deve ser a sua prioridade, pois ajuda as suas defesas a tornarem-se mais fortes.

PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO.

PODE TER INTERESSE EM LER: 4 DICAS PARA TREINAR QUANDO TIVER UMA CRISE ALÉRGICA

Estamos certos de que, com estes conselhos, o seu corpo notará a diferença e sentir-se-á com muito mais energia para enfrentar os dias de chuva e frio que se avizinham.

Saiba como podemos ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável clicando aqui ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Gpointstudio – Freepik.com