Desportista de fim de semana – vantagens e riscos

A atividade desportiva muito intensa sem treino regular e sem terem sido avaliadas previamente as condições de saúde do indivíduo, podem levar a lesões graves quer do sistema músculo-esquelético, quer do sistema cardiovascular.
No limite esta atividade muito intensa pode chegar ao extremo de provocar arritmias e o enfarte agudo do miocárdio.
Além disso, a atividade física intensa, mesmo que efetuada de forma regular, deve obrigar a prévia consulta médica, para despiste e eventual correção de fatores de risco cardiovasculares.
Mesmo no caso de não ocorrerem lesões, o facto de se exercitar uma vez semanalmente não lhe traz grandes vantagens quer ao nível da manutenção da massa muscular, quer do peso.
Apesar dos riscos, esta opção pode aumentar a sensação de bem-estar, uma vez que promove a interação social e o contacto com a natureza.
Uma sugestão para os desportistas de fim de semana? Enquanto não conseguir regularizar as suas idas ao ginásio, aos fins de semana opte por atividades ligeiras como body balance, Pilates, natação ou caminhadas.
Porque o ideal seria fazer exercício pelo menos quatro vezes por semana, incluindo no programa de atividades exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento e resistência muscular e alongamentos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda-se que os adultos (com idade de 18 a 65 anos) tenham pelo menos 150 (preferencialmente, 300) minutos de atividade física com intensidade moderada por semana.
Faça-o para prevenir as seguintes lesões:
-
Luxação
Separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. Acontece com mais frequência no ombro.
-
Tendinite
Resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. É mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamação do tendão do antebraço. Mas os atletas esporádicos também podem adquirir tendinites.
-
Contusão
Escoriação que geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contusão.
-
Entorse
Lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. A mais comum dá-se nos tornozelos e joelhos.
-
Distensão muscular
Rutura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por stress muscular. Também é chamado por estiramento muscular.
-
Rutura de tendão ou ligamento
Acontece normalmente no joelho. Músculos fortes são mais eficazes a proteger os ossos, ligamentos e tendões.
-
Fratura
Os ossos das pessoas saudáveis são mais densos e fortes quando submetidos à pressão constante, por isso, as pessoas ativas que fazem exercícios com regularidade têm menor probabilidade de sofrer fraturas. O nosso corpo não é uma máquina que ora se liga ora se desliga. Tenha cuidado quando pratica desporto ao fim de semana.
PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA REGRESSAR AOS TREINOS APÓS UMA LESÃO
Por isso, se possível, não pare de se mexer. Se tiver uma lesão, fale com o seu médico sobre as opções de exercício que podes faze sem colocar a sua recuperação em risco, e conte com o apoio dos nossos Personal Trainers para um maior e melhor acompanhamento.
No AXIS WELLNESS também disponibilizamos consultas de medicina desportiva com o Dr. Benjamim Carvalho, para que sinta ainda mais confiança e segurança no regresso aos treinos.
Para mais informações sobre os nossos serviços clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)
Referências: CUF-Desporto ao fim de semana: os riscos