Axis Wellness Club

Dores cervicais: prevenção através do exercício físico

O que é a cervicalgia?

A cervicalgia é caracterizada por dores que acometem a região cervical da coluna e a região posterior do pescoço, também causa rigidez muscular e ocasiona, desde pequenos desconfortos, até dores intensas e incapacitantes.

Os pacientes com cervicalgia podem apresentar dor na face posterior do pescoço, ou até mesmo uma dor irradiada para os ombros, acometendo os músculos trapézio, supra espinhoso, romboide e escaleno. Em alguns casos pode ser referida na face inferior da mandíbula levando a dor de dentes e cefaleias.

PODE TER INTERESSE EM LER: DOR LOMBAR E SEDENTARISMO

Os músculos do pescoço são responsáveis pelo suporte de peso e mobilidade da cabeça, porém, quando tensionados por algum tipo de sobrecarga, ocorre a diminuição do fluxo sanguíneo local, ocasionando dor e desconforto.

Atualmente, a cervicalgia é muito presente, principalmente por conta da má postura adquirida durante o trabalho, ao dormir, ao conduzir, fatores emocionais e até mesmo o uso incorreto do telemóvel, no qual as pessoas levam a cabeça para a frente e a inclinam para baixo, em direção ao aparelho.

O que muitos não sabem é que a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 a 8 Kg e, ao curvar a cabeça para frente por longos períodos, podem ocorrer danos irreversíveis na coluna cervical como atrofias, desgastes e ruturas, gerando uma má qualidade de vida.

Pilates para a cervicalgia Como o Método auxilia no tratamento

De acordo com um estudo realizado pelo investigador norte americano Dr. Kenneth Hansraj, conforme o grau de inclinação vai de 0º a 60º, o peso da cabeça pode variar, gerando uma pressão sobre a coluna que pode chegar aos 27,2 kg, ocasionando a dor no pescoço chamada cervicalgia.

Estes sintomas acometem 30% dos homens e 43% das mulheres e, com o avanço da idade, tornam-se mais presentes, ocorrendo em até 50% da população com idade superior a 45 anos.

O frequente diagnóstico da cervicalgia pode gerar um grande problema de saúde pública, já que em muitos casos a dependência de medicamentos, a depressão, o isolamento social, as dificuldades no trabalho e as alterações emocionais podem provocar uma mudança drástica no dia-a-dia deste paciente, ocasionando uma má qualidade de vida.

Na maioria dos casos, as dores cervicais são temporárias. Contudo, em alguns casos poderá impor-se um tratamento médico. O correto diagnóstico e acompanhamento por um profissional de saúde poderão ser necessários sempre que as cervicalgias não melhoram ao fim de algumas semanas ou quando existir algum traumatismo associado.

Em grande parte das situações de cervicalgia, o estilo de vida tem um papel relevante no desenvolvimento e progressão das alterações que induzem esta sintomatologia.  Por esta razão é tão relevante o exercício físico regular e adequado, a correção das posturas erradas de trabalho bem como a dieta equilibrada e a abstenção do tabaco.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIOS PARA NEUTRALIZAR A MÁ POSTURA NO TRABALHO

Que tipo de atividades físicas podem ajudar a prevenir?

Rotações do pescoço e região cervical da esquerda para a direita, tentando apoiar o queixo na clavícula, ou virar o pescoço para o lado esticando o braço oposto para baixo, são alguns dos exercícios que podemos fazer em casa.

Mas  que tipo de atividade é mais aconselhável ou que exercício deve fazer para evitar esta enfermidade?

No AXIS WELLNESS disponibilizamos várias opções:

  • Pilates: Os princípios do método Pilates são um grande aliado para o alívio das dores cervicais. Além de auxiliarem na mobilidade da coluna cervical e minimizarem os sintomas ocasionados pela má postura, também visam melhorar a prática dos movimentos associados com a respiração, ajudando na prevenção e evitando recidivas de algias. Nos movimentos no solo, é possível trabalhar a estabilização e a consciência destes músculos afetados, de maneira que os sintomas causados pela cervicalgia diminuam ao longo das semanas. Ao realizar exercícios de Pilates para a cervicalgia com aparelhos, o foco será a  redução sintomática da dor e a melhoria do controlo muscular. O método Pilates irá auxiliar a conhecer os limites perante o desconforto e também atuará diretamente na reabilitação.

 

PODE TER INTERESSE EM LER: 7 PERGUNTAS HABITUAIS SOBRE O MÉTODO PILATES

Yoga: Esta atividade ajuda a educar e, se necessário, reeducar o alinhamento neutro da coluna, padrões respiratórios adequados e conhecimento de técnicas de relaxamento. As sessões de Yoga ministradas no nosso clube centram-se em exercícios para melhorar a estabilidade lombar, cervical, core e escapular, e em exercícios que ajudam a recuperar a mobilidade da coluna torácica.

PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DO YOGA PARA A SUA SAÚDE

Body Balance: Muitas das técnicas de Pilates e Yoga são aplicadas na aula de Body Balance, fazendo desta atividade uma escolha acertada se procurar o alívio da tensão muscular associada à cervicalgia, assim como a melhoria da flexibilidade e redução do stress.

Elevação de ombros com pesos 1 : Esta atividade consiste em manter os braços pendurados ao lado do corpo e com um peso em cada mão, tentar encolher os ombros por 5 a 10 segundos e depois retornar à posição inicial.

Elevação de ombros com pesos 2: Com os braços próximos ao corpo, os cotovelos flexionados e as mãos voltadas para frente, cada uma com um peso, devemos levantar os braços para cima, esticando os cotovelos. Segure por 5 a 10 segundos e retorne à posição inicial.

Se sofre regularmente com cervicalgias e está interessado em adotar um estilo de vida protetor através da prática regular de exercício físico, saiba como podemos ajudar clicando aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências:

PILATES PARA A CERVICALGIA: COMO O MÉTODO AUXILIA NO TRATAMENTO?

Blog CUF – O que é a Cervicalgia?

 

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-empresaria-sofrendo-de-dor-no-pescoco-massageando-o-pescoco-enquanto-esta-sentada-em-seu-local-de-trabalho-no-escritorio-domestico_27157574.htm#query=dor%20cervical&position=11&from_view=search&track=ais&uuid=25382040-8f5b-4821-ad70-13bbc3217187″>Imagem de stefamerpik</a> no Freepik