Exercício físico e saúde mental

A saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo exprime as suas capacidades, enfrenta os stresses do dia a dia, trabalha produtivamente e contribui para a comunidade envolvente.
Aproximadamente 23% da população portuguesa tem perturbações psiquiátricas, sendo que as maiores percentagens dizem respeito à ansiedade e à depressão, 16,5% e 7,9%, respetivamente.
PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO DEVE SER PRESCRITO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
O estado depressivo está normalmente relacionado com tristeza e perda de interesse generalizado enquanto as crises de ansiedade surgem mais associadas a medo e pânico.
PODE TER INTERESSE EM LER: REDUZA ESTADOS DE ANSIEDADE COM PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO.
Existem fatores que nos ajudam a explicar estas condições patológicas: fatores genéticos, biológicos/químicos e ambientais, havendo dois tipos de mecanismos despoletados pelo exercício físico com implicação direta nos estados de humor – fisiológicos e psicológicos.
Os mecanismos fisiológicos assentam nas seguintes hipóteses: hipótese dos neurotransmissores, termogénica e hipótese das endorfinas, sendo que todas elas nos levam a uma sensação de relaxamento, bem estar, humor positivo, sensação de felicidade e menor tensão muscular.
Os mecanismos psicológicos assentam em duas hipóteses: hipótese da distração e da auto-eficácia que nos sugerem que o exercício físico é uma excelente forma de distração e de afastar de pensamentos negativos e de coisas preocupantes. A consistência aumenta a crença de que se possuem as habilidades necessárias para completar uma tarefa, bem como a confiança de que a tarefa pode realmente ser concluída com sucesso, obtendo o resultado pretendido.
A prática de exercício físico está significativamente associada a uma menor frequência de sintomas de depressão e ansiedade. Pessoas que não são fisicamente ativas têm níveis de ansiedade mais elevados, comparativamente com pessoas que cumprem as diretrizes recomendadas pela OMS.
PODE TER INTERESSE EM LER: PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO E SAÚDE MENTAL – NOVAS DESCOBERTAS
Diretrizes gerais de exercício físico para uma boa saúde mental
- Todos os tipos de exercício produzem melhorias significativas nos resultados relativos à ansiedade, depressão e estados de humor. Possui efeitos semelhantes a psicoterapia ou o equivalente a tomar um antidepressivo ligeiro.
- Exercícios aeróbios e não aeróbios são simultaneamente benéficos.
- Todo e qualquer exercício físico está significativamente associado a uma menor frequência dos sintomas de ansiedade e depressão.
- No treino de força, os exercícios de intensidade moderada (50% – 60% de 1RM*) traduzem melhores resultados do que o treino de alta intensidade (+ 80% de 1RM*) relativamente à depressão e à ansiedade.
- A consistência/ frequência é o fator com maior pertinência nos resultados – quanto maior a frequência, maior a dose resposta. (3 a 5 vezes/semana, 20’ a 45’ por sessão)
- A prescrição de um tipo de treino variado demonstra ser o mais eficaz para os desequilíbrios mencionados
*RM refere-se a Repetição Máxima. Na musculação, 1 RM (uma repetição máxima) significa que aquela carga, é o máximo que consegue levantar para uma repetição.
Conclusão
É verdade que muitas pessoas exercitam-se para ganhar massa muscular ou reduzir a cintura, mas descobrirá que uma grande parte dos frequentadores dos nossos espaços, e adeptos fervorosos do exercício físico em geral, usam-no para melhorarem o seu bem-estar mental.
Ao praticar com regularidade sentir-se-á mais enérgico e positivo ao longo do dia sabendo que acordou e fez um treino ou planeia fazê-lo ao final da tarde. Ao concentrar-se nas suas metas de condicionamento físico, também melhorará os seus níveis de concentração e atenção no trabalho, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade.
PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA PRODUTIVIDADE LABORAL
O exercício regular pode ter um efeito positivo nas pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Você ficaria surpreso com o quanto as pessoas se sentem melhor depois de apenas meia hora de treino.
A adrenalina que sente no ginásio, naquele treino de musculação, ou naquela aula de grupo, tem um impacto real em outros aspetos da sua vida. Não importa o seu nível de habilidade ou peso, o condicionamento físico é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a superar as contrariedades quotidianas, e ajudar a melhorar a sua saúde mental.
Para saber como podemos ajudá-lo(a) na implementação de estilos de vida mais saudáveis para a sua saúde física e mental clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Referências:
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/216451
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30685851/
DGS, 2014, Portugal, Saúde Mental em Números – 2014, Programa Nacional Para a Saúde Mental
Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/feliz-corredor-feminino-se-preparando-para-correr-de-manha-e-olhando-para-a-camera_25855412.htm#query=FITNESS%20MENTAL%20WELL%20BEING%20SMILING&position=23&from_view=search&track=ais&uuid=7fef3a56-bd44-4c24-87f8-57dff411b3b9″>Imagem de Drazen Zigic</a> no Freepik