Axis Wellness Club

Exercício físico duplica os benefícios cardiovasculares em quem sofre de ansiedade ou depressão.

A atividade física regular quase duplicou o benefício cardiovascular em indivíduos com depressão ou ansiedade, em comparação com indivíduos sem esses diagnósticos, de acordo com um estudo apresentado na 71ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology.

Os resultados deste estudo aumentam as evidências de que o exercício melhora a saúde cardiovascular, ajudando a ativar partes do cérebro que combatem o stress.

PODE TER INTERESSE EM LER: STRESS: CAUSAS, SINTOMAS E RECOMENDAÇÕES

No geral, o estudo descobriu que as pessoas que atingiram a quantidade recomendada de atividade física por semana tinham 17% menor probabilidade de sofrer um evento cardiovascular grave do que aquelas que se exercitavam menos. Esses benefícios foram significativamente maiores entre aqueles que foram diagnosticados com ansiedade ou depressão, que tiveram uma redução de risco de 22% vs. uma redução de risco de 10% entre aqueles que não sofriam de qualquer condição prévia.

As taxas de depressão e ansiedade aumentaram durante a pandemia de COVID-19, e as doenças cardíacas continuam a ser a principal causa de morte nos EUA. Os resultados do estudo realçam o importante papel do exercício físico na manutenção da saúde do coração e na redução do stress, de acordo com os investigadores.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO DEVE SER PRESCRITO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

PODE TER INTERESSE EM LER: REDUZA ESTADOS DE ANSIEDADE COM PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO.

Para o estudo, foram analisados registos de saúde de mais de 50.000 pacientes na base de dados do Massachusetts General Brigham Biobank. Pouco mais de 4.000 dos pacientes sofreram um grande evento cardiovascular adverso, um ataque cardíaco, dor no peito causada por uma artéria bloqueada ou foram submetidos a um procedimento para abrir uma artéria bloqueada no coração.

Os pesquisadores avaliaram primeiro as taxas de eventos coronários graves entre os pacientes que relataram num questionário que se exercitavam pelo menos 500 minutos de equivalente metabólico (MET) por semana; alinhando-se com a recomendação da diretriz de prevenção primária do ACC e da American Heart Association de pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, com aqueles que se exercitam menos. (MET-minutos são uma unidade de exercício que representa a quantidade de energia gasta durante várias atividades.) A análise revelou que as pessoas que se exercitaram pelo menos 500 MET-minutos ou mais por semana tinham 17% menor probabilidade de sofrer um evento cardiovascular adverso.

A pesquisa apoia-se em estudos anteriores da mesma equipa que usaram imagens cerebrais para determinar como o exercício melhora a saúde cardiovascular, ajudando a manter a resposta ao stress do cérebro sob controlo. Indivíduos com depressão ou ansiedade têm maior atividade neural relacionada com o stress e maior risco de doença cardiovascular.

“Quando se pensa que a  atividade física diminui o risco de de doença cardiovascular, geralmente não se pensa no cérebro”, disse Zureigat. “A nossa pesquisa enfatiza a importância dos mecanismos neurais relacionados com o stress, e através dos quais a atividade física atua para reduzir o risco cardiovascular”.

Embora o estudo tenha usado 500 MET-minutos como limite para a análise, os pesquisadores observaram que estudos anteriores mostram que as pessoas podem reduzir o risco de doenças cardíacas, mesmo que não atinjam a quantidade recomendada de atividade física. Mesmo um pouco de atividade física regular pode fazer a diferença em termos de risco cardiovascular.

“Qualquer quantidade de exercício é útil, principalmente para aqueles com depressão ou ansiedade”, disse Zureigat. “A atividade física não apenas os fará sentirem-se melhor, mas também reduzirá potencialmente o risco de doenças cardiovasculares. Pode ser difícil fazer a transição, mas, uma vez alcançada, a atividade física permite que aqueles que padecem com estas condições psiquiátricas comuns relacionadas com o stress crónico possam “matar dois coelhos com uma cajadada só.”

Para saber como podemos ajudá-lo(a) na implementação de estilos de vida mais saudáveis para a sua saúde física e mental clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por pch.vector – br.freepik.com</a>

Referências: https://www.news-medical.net/news/20220324/Physical-activity-holds-double-the-cardiovascular-benefit-for-people-with-anxiety-or-depression.aspx?fbclid=IwAR0L26D1bHE0jxCh-Z5lTU9GgWICGZlYBxodotugCKkaLCS1c0eNagI23io