O ciclo menstrual e o exercício físico: recomendações para pais e educadores de meninas adolescentes

Quando uma menina que tem o período pela primeira vez, isso pode representar o início de um período angustiante e confuso na sua vida.
Quando o ciclo menstrual começa, as emoções podem ser difíceis de processar e os sintomas físicos podem dificultar a manutenção de níveis saudáveis de atividade física durante a adolescência. Tudo isto pode ter um impacto negativo na forma como as jovens encaram e participam no desporto, dentro e fora da escola.
Os factos e números
- 33% das meninas entre 11 e 16 anos sentem-se desconfortáveis em participar em atividades físicas durante a menstruação
- Quase uma em cada quatro (23%) afirma que isso as deixa envergonhadas de participar em atividades físicas
- 84% das adolescentes afirmam que o seu interesse pelo desporto diminuiu após o início da menstruação
- Pouco menos de uma em cada cinco meninas (17%) dizem que não gostam de educação física na escola
- 40% das meninas concordam que a saúde e a boa forma são importantes para que tenham uma boa aparência e se sintam bem
- 44% dos pais admitem inventar uma desculpa para tirar as filhas das aulas de educação física. quando estas estão menstruadas.
PODE TER INTERESSE EM LER: QUAIS OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA?
Por que o aconselhamento especializado é tão importante
Infelizmente, uma nova pesquisa publicada pela Nuffield Health confirma que as jovens ainda sentem que a menstruação afetou negativamente a sua relação com a atividade física e o exercício.
Os tabus sociais são reforçados pela falta de educação sobre o assunto, o que significa que o ciclo menstrual ainda é visto como uma barreira para desfrutar do exercício, em vez de algo natural que pode ser contornado.
Períodos em resumo
O ciclo menstrual completo normalmente dura cerca de 28 dias (algumas variações são comuns) e observa uma série de flutuações hormonais no corpo. Durante o ciclo, o útero prepara-se para uma possível gravidez, eliminando o seu revestimento interno (menstruação). Isto é seguido pelo desenvolvimento de um novo forro.
Hormonas como o estrogénio e a progesterona regulam este processo e podem influenciar o bem-estar físico e emocional de uma menina, especialmente em idade jovem, quando também ocorrem alterações na puberdade.
O impacto do ciclo menstrual
- Sintomas físicos: alguns sintomas comuns que podem limitar a motivação para praticar exercícios incluem cólicas abdominais, distensão abdominal, sensibilidade mamária, fadiga e alterações de humor.
- Falta de conhecimento: muitas mulheres jovens podem não conhecer as ferramentas disponíveis para ajudá-las a exercitarem-se com conforto durante a menstruação. Isto serve para reforçar tabus sociais que podem fazer com que as jovens se sintam constrangidas ou envergonhadas.
- Medo de fugas: as preocupações sobre acidentes com fugas quando se deslocam ainda carregam o potencial de constrangimento para as raparigas jovens. Isto pode desencorajá-las de participar em aulas de educação física, especialmente se não tiverem acesso a produtos de higiene menstrual adequados.
Baixa confiança durante a puberdade
A puberdade é um momento de mudanças, tanto físicas quanto mentais. Para as meninas, o início da menstruação pode amplificar questões relacionadas com uma autoimagem negativa ou baixa autoestima. Vestir-se e fazer exercícios com ou na frente de outras pessoas pode transformar algo em que normalmente nem pensamos duas vezes quando, numa tarefa particularmente emocional para as raparigas mais jovens.
O que os pais podem fazer para ajudar?
Pode ser difícil falar sobre menstruação. Infelizmente, ao ficarmos calados e darmos uma educação inútil às jovens, acabamos por reforçar os estereótipos que servem para limitar o seu acesso à atividade física.
Confira o que todos nós podemos fazer para ajudar mais meninas a ter acesso e desfrutar do exercício físico durante a puberdade.
Elevar os padrões de educação e consciencialização
Com melhor educação e transparência sobre o assunto, essas barreiras começam a ser derrubadas. Ao esclarecer os problemas que as jovens enfrentam quando se trata da adolescência e do exercício, esperamos mudar a conversa para como todos podemos ajudar melhor a abrir caminhos para que mais raparigas desfrutem do exercício e do desporto.
Fornecer às meninas uma educação abrangente sobre saúde menstrual na escola beneficia todos. As informações básicas sobre o ciclo menstrual precisam ser complementadas com conselhos práticos sobre práticas higiénicas adequadas, discussões sobre o bem-estar emocional e como abordar o desporto e a atividade física quando uma menina começa a menstruar.
A educação ajuda a dissipar mitos, capacitando as jovens a fazerem escolhas informadas e a sentirem-se mais confiantes na participação em atividades físicas. Discutir questões sobre como escolher o produto sanitário certo ajuda a normalizar o assunto e a remover o estigma e o tabu.
Incentive e normalize o autocuidado
Parte da melhoria da qualidade da educação que oferecemos às jovens envolve ensiná-las a gerir eficazmente os sintomas que acompanham a menstruação.
Algumas coisas que as meninas podem ser incentivadas a fazer incluem:
- Tomar banho quente ou duche regularmente
- Prepare-se e certifique-se de que as meninas tenham o material de higiene em quantidade e qualidade suficiente
- Dê prioridade ao descanso e recuperação adequados
- Aplique uma bolsa térmica ou bolsa de água quente para ajudar a aliviar dores
- Ouça o seu corpo e pratique a autocompaixão
- Praticar exercícios suaves de alongamento, como Body Balance ou Pilates
Promova ambientes de apoio
Ambientes familiares, escolas, clubes desportivos e outros espaços seguros desempenham um papel vital na criação de um ambiente inclusivo.
A criação de um ambiente onde as meninas se sintem confortáveis para discutir a menstruação, incluirá a concessão de acesso a produtos sanitários, casas de banho limpas com opções de eliminação discretas e a criação de espaços onde as raparigas possam partilhar como se sentem sem medo de vergonha ou julgamento.
Isso é fundamental quando se trata de aulas de educação física na escola. Quase uma em cada cinco meninas (17%) dizem que não gostam de educação física na escola e 44% dos pais admitem que deram uma desculpa para tirar as filhas das aulas educação física porque estão menstruadas. Os exercícios alternativos muitas vezes não são adequados, deixando as meninas em risco de se sentirem excluídas e isoladas.
PODE TER INTERESSE EM LER: IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O BOM DESEMPENHO ESCOLAR
Fornecer acesso fácil a produtos sanitários
É crucial garantir que as raparigas jovens tenham acesso a pensos, tampões, copos menstruais e outros produtos de higiene desde tenra idade. Normalizar a disponibilidade de produtos de higiene menstrual e a discussão sobre práticas sanitárias desde muito jovens ajuda a eliminar o tabu que rodeia o assunto e dá às meninas a coragem de exigir mais das instituições a que pertencem.
Isto ajuda a criar uma cultura onde as jovens se recusam a aceitar a menstruação como algo que é visto como uma limitação. Quando as escolas e os clubes desportivos disponibilizam produtos sanitários sem questionar, é mais provável que as raparigas sintam que estão num ambiente que não vê o ciclo menstrual como algo tabu ou que deveriam ter de tolerar em silêncio.
Lembre-se que cada menina é diferente
O que funciona para uma pessoa pode não ser assim tão relevante para outra. Isto é especialmente importante quando se tenta aumentar o número de jovens que praticam desporto. A fadiga e a confusão mental que constituem uma grande parte da experiência menstrual de uma pessoa podem não ser um problema para outra. É importante não presumirmos que um conjunto de sintomas se aplica a todos.
No AXIS WELLNESS, promovemos o exercício físico em todas as fases da vida, e procuramos que todos tenham as condições necessárias para que a prática de exercício físico seja para todos.
Para os adolescentes em particular, desenvolvemos a modalidade CROSS TEENS – para idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, com um plano de exercícios adaptado a esta fase de crescimento, focado no desenvolvimento de uma boa condição física geral, assim como na melhoria das capacidades coordenativas – tudo é executado de forma divertida e motivadora!
A partir dos 14 anos, desde que devidamente autorizados pelos progenitores e com planos de treino devidamente adaptados, podem fazer uma utilização mais variada dos nossos serviços.
Incentive o seu filho(a) para um estilo de vida mais ativo e saudável! Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo)
REFERÊNCIAS: Nuffield Health -The menstrual cycle and exercise | Advice for parents of teenage girls
Créditos da foto: Image by <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/girls-talking-volleyball-field_27782106.htm#page=2&query=young%20teenage%20girl%20sports&position=24&from_view=search&track=ais”>Freepik</a>