O Pilates é cada vez mais popular e existem boas razões para isso!

Parece que, hoje em dia, toda a gente fala de Pilates, ou pratica Pilates, ou gostaria de praticar Pilates . Não há como fugir desta tendência e a presença crescente deste tipo de atividade no nosso mapa de aulas, é um reflexo disso mesmo.
Este treino de baixo impacto, criado por Joseph Pilates, tem crescido em popularidade nos últimos anos, com várias celebridades a publicarem nas suas redes sociais imagens dos seus treinos e rotinas.
Se ainda não pratica Pilates, devemos perguntar: por que não? Há várias razões pelas quais esta modalidade é recomendada para todas as idades e diferentes graus de condição física. Neste artigo elencamos algumas.
É ótimo para desenvolver a sua força
Normalmente, as pessoas pensam que os melhores treinos são aqueles que fazem suar. E, embora gostemos disso, às vezes não estamos com essa disposição. É aqui que entra o Pilates. Se já experimentou, certamente reconhecerá a sensação de sair do colchão, ou do Reformer a sentir dor em músculos que nem sabia que existiam.
O Pilates concentra-se no movimento controlado. Trata-se de combinar trabalho respiratório e movimento fluido para obter os melhores resultados. E porque se concentra em manter o seu corpo num movimento controlado, irá envolver os músculos da zona central do seu corpo (Core) durante praticamente toda a sessão de treino!
PODE TER INTERESSE EM LER: 7 PERGUNTAS HABITUAIS SOBRE O MÉTODO PILATES
É um treino de corpo inteiro
Se não tem tanto tempo para ir ao ginásio quanto gostaria, quando treina certamente procura um treino de corpo inteiro. O Pilates é uma ótima maneira de tonificar e alongar todas as partes do seu corpo. Esta atividade concentra-se principalmente em exercícios que visam o Core, os glúteos, os músculos da anca, a parte inferior e superior das costas, bem como os músculos internos da coxa. Mas isso não significa que não irá igualmente sentir uma boa dor nos braços e ombros pela manhã!
Tem baixo impacto
Algumas pessoas associam exercícios de baixo impacto a serem melhores para adultos menos jovens e não sendo um treino tão “bom” quanto algo como o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Mas isso não é verdade. Não necessita ficar encharcado de suor para fazer um bom treino, embora ainda assim seja normal que quando pratica Pilates possa suar um pouco.
PODE TER INTERESSE EM LER: PILATES NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM ADULTOS IDOSOS
O elemento de baixo impacto do Pilates, na verdade, significa que ele funciona bem para pessoas que praticam desportos que criam impacto nas articulações, como correr. Se é um corredor, ter um Core forte e estabilizado irá ajudá-lo a correr mais rápido ou durante mais tempo e com menos lesões. E se conseguir isso sem sobrecarregar suas articulações e músculos, então o Pilates é definitivamente uma rotina a adotar no seu dia-a-dia.
Se o seu corpo já não é o que era, o Pilates também é uma escolha perfeita de movimento regular. Irá ficar mais forte ao mesmo tempo que melhora a sua flexibilidade, resistência e mobilidade geral num nível adaptado a si.
PODE TER INTERESSE EM LER: PILATES: BENEFÍCIOS NO ENVELHECIMENTO E EM DIVERSAS PATOLOGIAS
É um ótimo relaxante
Todos sabemos que o exercício produz endorfinas que fazem aumentar a sensação de bem-estar. Mas o Pilates leva as coisas um passo à frente. Em vez de confiar apenas nas endorfinas, um componente-chave do Pilates é combinar o movimento com a respiração. Ao fazer esta ligação, fica mais auto consciente de como o seu interior e exterior reagem e se complementam.
Ao estar consciente de sua respiração poderá identificar melhor em que zona(s) do corpo acumula mais tensão, além de encorajá-lo a respirar de forma mais plena e profunda.
PODE TER INTERESSE EM LER: 9 DICAS PARA AUMENTAR A SUA FLEXIBILIDADE
É bom para todos
Acha que vai trabalhar os mesmos movimentos semana após semana? Pense de novo. O Pilates é ótimo para ajudá-lo a melhorar sua força, mobilidade e flexibilidade e isso significa que quando melhora, há mais progressões que pode experimentar. O seu instrutor estará constantemente a incentivar que desafie o seu corpo, quando se sentir confortável em realizar um determinado movimento.
Se pretende iniciar-se neste método convidamo-lo a conhecer as diferentes propostas para praticar Pilates nos nossos clubes. Temos aulas de grupo matwork, aulas de grupo com acessórios, e também temos áreas especializadas de Pilates com Reformers e outros aparelhos no nosso clube de Viana do Castelo. Não pense duas vezes e conheça os nossos serviços clicando aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)
Créditos da imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/uma-linda-garota-esta-envolvida-em-um-estudio-de-yoga_6632279.htm#query=pILATES&position=1&from_view=search&track=sph”>Imagem de prostooleh</a> no Freepik