Axis Wellness Club

O que vestir no ginásio: as roupas mais apropriadas para o treino

Há ocasiões na vida em que todos precisamos de pensar na roupa mais adequada para vestir. Um casamento formal, por exemplo, ou uma importante entrevista de emprego. Certamente que, em comparação, decidir o que vestir para ir ao ginásio deve ser algo simples? Afinal, estará na passadeira, e não na passarela. E isto até certo ponto é verdade, mas existem alguns pormenores a que deve estar atento quando prepara o seu saco de treino.

Certamente não estamos a sugerir que selecione um guarda-roupa de treino aprovado por um editor de moda com os looks mais recentes (a menos, é claro, que isso seja da sua preferência!). Mas pensar um pouco sobre o que vestir para treinar pode realmente aumentar seu desempenho, bem como a sua confiança.

Neste artigo explicaremos o que precisa considerar quando se trata do equipamento de treino que transportará no seu saco de desporto, desde os melhores tecidos até ao debate: vestuário justo versus vestuário folgado. Prepare-se e vista-se para o seu sucesso no treino.

Invista tempo a pesquisar o seu calçado de treino; valerá a pena!

A escolha do calçado pode fazer toda a diferença na sua sessão, quer esteja apenas a iniciar os treinos no ginásio ou seja um frequentador mais experiente. O calçado certo pode ajudar em todos os tipos de exercício: se precisar de uma base estável para levantar pesos ou algo para apoiar os tornozelos numa sessão de cardio. E é uma questão muito individual. A sapatilha confortável e almofadada de uma pessoa pode ser um pesadelo par outra pessoa por apertar demasiado os dedos do pé. Deverá ler e ouvir as recomendações as avaliações especializadas, mas nada se comparará a experimentá-las e testá-las.
Pense nas atividades que pratica com mais frequência no ginásio. Existem sapatilhas de treino decentes e versáteis disponíveis, mas também poderá obter calçado mais especializado que se adaptarão particularmente a determinados exercícios. Por exemplo, se realmente gosta de HIIT, deve procurar sapatilhas leves e flexíveis com amortecimento para melhor absorção dos impactos.

PODE TER INTERESSE EM LER: COMO LIMPAR AS SAPATILHAS EM SEIS PASSOS SIMPLES

O algodão não é (necessariamente) o seu melhor amigo

Todos nós já passamos por isso – encontramos aquela t´shirt velha amassada no fundo de uma gaveta e vestimo-la para treinar. Os problemas começam quando começa a suar. Isso porque o algodão é muito absorvente. Quanto mais  suar, mais pesado e húmido ficará qualquer equipamento de treino de algodão.

O melhor equipamento de treino é aquele do qual nem dá conta que o está a usar enquanto treina, permitindo-lhe a concentração plena no exercício. Uma t´shirt húmida e progressivamente mais pesada à medida que sua, não cumprirá definitivamente este objetivo.
Dito isto, se estiver a fazer uma aula ou sessão de treino de baixo impacto, onde é improvável que sue muito, o algodão é uma escolha adequada. Para qualquer outro tipo de exercício, deverá  procurar tecidos que absorvem o suor e/ou respiráveis, como por exemplo nylon, poliéster, mistura de lã de merino (especialmente para treinos outdoor), ou bamboo.

Não se esqueça da sua roupa interior…

É tentador usar apenas a roupa íntima do dia a dia por baixo do equipamento de treino, e para algumas pessoas, isso funciona. No entanto, pode descobrir que calças ou calções que normalmente seriam perfeitamente confortáveis no seu dia-a-dia, podem causar atrito e irritação durante o treino. Se este for o seu caso, considere usar roupa interior projetada especificamente para a prática de exercício físico.
Para as mulheres, os sutiãs desportivos podem ajudar a evitar futuras dores nas costas e danos nos ligamentos e tecidos musculares. E não apenas quando se trata de cardio. Usar um sutiã desportivo para exercícios de baixo impacto, como yoga ou pilates, pode trazer os mesmos benefícios.

… incluindo as suas meias

Novamente, é improvável que optar por um par de uso diário o prejudique. Mas vale a pena considerar meias de treino específicas para o exercício, para evitar bolhas e permitir que os pés respirem mesmo durante os treinos mais intensos. Se está a planear uma sessão de corrida mais intensa, por exemplo,  algum amortecimento adicional pode efetivamente ajudar bastante.

Folgado ou ajustado?

Isto (principalmente) resume-se à sua preferência individual. Como já mencionamos, as melhores roupas de treino aumentarão a sua confiança. Se a ideia de usar roupas justas para ir ao ginásio, o deixa mais desconfortável, opte por estilos mais soltos
Dito isto, tente que não fique demasiado folgado. Não deseja certamente que as suas roupas de treino se enrosquem na máquina da roupa, e quanto mais larga for sua roupa de treino, mais difícil será monitorizar os seus movimentos. Há estudos que sugerem que usar roupas mais justas para fazer exercício é na verdade mais confortável, devido aos efeitos da compressão, desde que escolha tecidos que absorvem o suor. Apenas não deixe que fique tão apertado ao ponto de afetar a sua amplitude de movimento.

Pense nos seus objetos de treino

O que irá transportar consigo durante a sua sessão de treino?  O telefone, a chave do cadeado ou do carro, ou o seu cartão de débito precisam certamente de ser arrumados em algum lado. Pensando nisto, na hora de pensar no que vestir para ir treinar, opte por leggings ou calças/calções com bolsos.

Adicione uma camada extra de roupa

Ter uma camada externa, como uma sweat com capuz ou um casaco desportivo leve, pode tornar sua experiência de treino muito mais agradável. Pode retirar esta camada extra de roupa quando começar a suar e depois poderá colocá-la novamente para evitar os calafrios pós-treino, quando o suor começar a evaporar da sua pele.

Adicione  acessórios

Assim como os brincos perfeitos ou uma gravata criteriosamente escolhida podem realmente finalizar uma roupa, os acessórios de fitness certos podem melhorar a sua experiência no ginásio. Estamos a falar de uma componente mais  prática e não necessariamente mais estética, como por exemplo os monitores de frequência cardíaca, cintos ou braçadeiras para segurar o telefone enquanto ouve música, luvas de levantamento de peso, e assim por diante.

Quando terminar o treino, lave sempre o seu equipamento

Se sua sessão de treino envolve mais ou menos suor, deve definitivamente lavar o seu equipamento de treino depois da mesma. Sim, é extremamente tentador simplesmente deixá-lo secar e voltar a vesti-lo novamente na sua próxima visita, mas não o deverá fazer.  As bactérias prosperam em condições húmidas, e o uso repetido de equipamentos de treino sujos pode ter um impacto negativo na sua pele, assim como nos sistemas olfativos daqueles que treinam ao seu redor.

PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS A TER EM CONTA NA HORA DE LAVAR A SUA ROUPA DE TREINO

Siga estas dicas e irá sentir-se ainda mais confortável ao vir treinar nos nossos clubes. Para mais informações sobre as nossas condições de adesão clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo).

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-e-mulher-alegre-exercitando-juntos_1778217.htm#from_view=detail_alsolike”>Imagem de freepik</a>