Erros comuns no ginásio e como evitá-los

Ir ao ginásio pode ser uma experiência diferente para cada pessoa, dependendo do seu nível de condicionamento físico e objetivos de saúde.
Mas existem alguns erros comuns que podem atrapalhar o progresso de qualquer pessoa, seja um principiante, seja alguém que está simplesmente a tentar manter uma rotina saudável, ou seja mesmo um praticante mais experiente.
Se quiser tirar o máximo partido do seu tempo de ginásio, o segredo é encontrar maneiras de se exercitar de maneira mais inteligente e não necessariamente mais difícil.
PODE TER INTERESSE EM LER: COM DIFICULDADE EM ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS DE TREINO? ESTAS PODEM SER AS RAZÕES!
Aqui estão alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem nas suas rotinas de treino e como corrigi-los.
Não frequentar de forma consistente
A adesão ao ginásio é tão valiosa quanto é capaz de a tornar. A partir do momento em que está a investir, o passo seguinte é mesmo rentabilizar o seu uso!
Comece por estabelecer um plano semanal e cumpra-o. Coloque o horário de treino na sua agenda e trate-o como qualquer outro compromisso que não pode falhar. Se é iniciante, é normal sentir alguma ansiedade em ir ao ginásio, mas basta um pouco de força de vontade para a conseguir superar. E o mais importante: superar esta barreira mental, irá fazê-lo sentir-se mais feliz!
PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA IR AO GINÁSIO…SEM DESCULPAS!
Começar a treinar sem aquecimento
Passar dos 0 aos 100, ou se preferir passar do sedentarismo a um treino intenso sem aquecimento, é uma receita perfeita para o aparecimento de lesões. Um aquecimento aumenta a frequência cardíaca e ajuda o oxigénio a chegar aos músculos para melhorar a eficiência do seu treino.
Mesmo que tenha um tempo limitado para treinar, faça do período de aquecimento uma prioridade. Experimente começar com uma caminhada rápida de cinco minutos antes de uma corrida, fazer alguns exercícios de peso corporal antes de adicionar pesos ou incluir tempo para alongar antes de uma sessão de treino mais intensa.
PODE TER INTERESSE EM LER: OS ERROS MAIS COMUNS QUANDO SE PRATICA EXERCÍCIO AERÓBICO
Treinar com uma lesão
A cura de uma lesão leva tempo e isso pode ser frustrante quando sente que está a fazer progressos no seu treino e na sua condição física. Mas continuar sua rotina de exercícios sem modificações após uma lesão pode ser perigoso e apenas prolongará o período de recuperação.
Tente concentrar-se numa parte diferente do corpo durante o processo de reabilitação. Por exemplo, se distendeu o ombro, concentre-se no treino de pernas por algum tempo. Yoga e alongamentos suaves também podem ser uma ótima maneira de movimentar-se sem agravar a lesão.
PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA REGRESSAR AOS TREINOS APÓS UMA LESÃO
Não variar a sua rotina de treino
A variedade é o tempero da vida e ajudará a evitar estagnações na sua jornada de preparação física! Do HIIT ao treino cardiovascular, passando pelo treino de força, ou as atividades mais holísticas como yoga ou pilates, todos os tipos de treino trazem benefícios próprios que certamente não vai querer perder. Sem mencionar que a sua motivação pode ser prejudicada se não tentar algo novo de vez em quando.
PODE TER INTERESSE EM LER: 5 RAZÕES PARA MUDAR PERIODICAMENTE O SEU PLANO DE TREINO
Esquecer a recuperação
Um treino intenso é stressante para o corpo e, sem tempo de recuperação adequado, a qualidade dos treinos será prejudicada e possivelmente originará lesões. Os músculos são danificados durante o treino, portanto, permitir-lhes tempo para descansar e se repararem é vital para o crescimento e o progresso.
Se pratica treino de força, planeie a sua rotina para se concentrar num grupo muscular diferente a cada dia. Por exemplo, faça com que as segundas e quintas sejam dias de pernas, enquanto as terças e sextas são dedicadas ao treino da parte superior do corpo. Dias ativos de recuperação, passados a caminhar, nadar ou a praticar Yoga ou Pilates também podem ser uma parte valiosa da sua rotina geral de bem-estar.
PODE TER INTERESSE EM LER: 6 SINAIS QUE O SEU CORPO LHE DÁ QUANDO PRECISA DE DESCANSO
Não se hidratar adequadamente
É reconhecido que beber bastante água é importante para a saúde em geral, mas sabia que a desidratação pode afetar realmente o seu treino? A sua condição física e capacidade de levantar peso podem ser prejudicadas se não estiver adequadamente hidratado antes, durante e após o exercício.
Beber bastante água e líquidos ao longo do dia é um bom hábito para garantir que esteja sempre preparado para o treino. Comer muitas frutas e vegetais e limitar a cafeína e o álcool também pode ajudá-lo a manter-se bem hidratado. Leve consigo uma garrafa de água para beber durante o treino e caso seja necessário reidrate-se com uma bebida desportiva enriquecida com eletrólitos após o treino.
PODE TER INTERESSE EM LER: O QUE ACONTECE QUANDO NÃO BEBE ÁGUA SUFICIENTE?
Não ter um plano
Nada o impede de um dia fazer um pouco disso e noutro dia um pouco daquilo, mas a falta de consistência não vai ajudar no seu progresso. Sem mencionar que estará mais propenso a desistir de ir ao ginásio se não tiver ideia do que fazer quando chegar lá.
Desde um cronograma para treino de força progressivo até um programa de corrida para melhorar seu tempo aos 5 km, um plano de perda de peso, ou simplesmente garantir mais mobilidade e flexibilidade corporal , um plano bem definido é o trampolim para o sucesso. O plano também pode ajudá-lo a identificar a nutrição certa para alimentar os seus treinos. Não se esqueça de agendar um horário para os dias de recuperação e descanso. Tal como vimos anteriormente, eles são tão importantes quanto os dias de treino mais intensos.
PODE TER INTERESSE EM LER: SAIBA COMO REGRESSAR À SUA ROTINA DE TREINO
Não pedir ajuda
Se estiver pronto para levar sua rotina de treino além do básico, poderá experimentar e aprender à medida que vai avançando. Mas se não souber por onde começar, não há vergonha alguma em pedir um pouco de orientação. Na realidade, isso pode fazer uma grande diferença no seu progresso.
De objetivos pessoais a fatores de estilo de vida, passando pelos seus pontos fortes e preferências, a rotina de exercícios certa para si é única. Contratar um personal trainer pode ser uma maneira inteligente de maximizar o seu tempo, mantendo um plano de treino variado e consistente, e permitindo alavancar os seus resultados.
PODE TER INTERESSE EM LER: SERÁ QUE EU PRECISO, REALMENTE, DE UM PERSONAL TRAINER?
Saiba como podemos ajudá-lo a atingir os seus objetivos e a ter um estilo de vida mais saudável clicando aqui ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Créditos da foto: Imagem de Anastasia Kazakova no Freepik