Quantas horas de exercício semanal ajudam a evitar a hipertensão?

Um estudo da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, concluiu que praticar cinco horas de exercício físico por semana, desde os 18 anos, pode reduzir significativamente o risco de desenvolver hipertensão arterial na meia-idade.
A investigação, publicada na Revista Americana de Medicina Preventiva, analisou hábitos de mais de 5.000 pessoas ao longo de 30 anos e demonstrou que a redução na atividade física ao longo do tempo está diretamente associada ao aumento da pressão arterial.
PODE TER INTERESSE EM LER: HIPERTENSÃO E EXERCÍCIO FÍSICO: TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER
Para chegar a esta conclusão, os investigadores responsáveis pelo estudo, publicado na Revista Americana de Medicina Preventiva (American Journal of Preventive Medicine), e citado no portal científico Science Alert, analisaram dados, recolhidos durante 30 anos, de 5.115 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
Os participantes foram avaliados regularmente quanto aos seus hábitos de exercício, alimentação, consumo de álcool e tabaco, além de terem sido registados valores de pressão arterial, peso, colesterol e triglicerídeos. Os dados demonstram que, à medida que a idade avança, a frequência da atividade física tende a diminuir, enquanto os casos de hipertensão tornam-se mais comuns.
Os investigadores destacam que os primeiros anos da idade adulta representam uma fase crucial para prevenir a hipertensão numa idade mais avançada. Segundo Jason Nagata, autor principal do estudo e especialista em medicina de jovens adultos na Universidade de São Francisco, quase metade dos participantes apresentava níveis de atividade física abaixo do ideal, o que aumentou significativamente a probabilidade de desenvolver hipertensão.
“Quase metade dos nossos participantes de jovens em idade adulta tinha níveis de atividade física abaixo do ideal, o que foi significativamente associado ao aparecimento de hipertensão, indicando que precisamos de elevar o padrão mínimo de atividade física”, Jason Nagata,
PODE TER INTERESSE EM LER: Como começar a frequentar o ginásio em segurança na adolescência
Por outro lado, os indivíduos que praticaram cinco horas de exercício físico por semana, o dobro do mínimo recomendado, registaram um risco 18% menor de desenvolver hipertensão, especialmente aqueles que mantiveram esse hábito até aos 60 anos.
Os cientistas apontam ainda que a redução da atividade física ao longo da vida está relacionada com as mudanças nas rotinas diárias, como o ingresso na faculdade, a entrada no mercado de trabalho e a parentalidade, que reduzem o tempo disponível para o exercício.
A investigação reforça a necessidade de estratégias para incentivar a prática desportiva de forma contínua, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares a longo prazo.
PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO E HIPERTENSÃO – EFICÁCIA SEMELHANTE À MEDICAÇÃO
Factos sobre a Hipertensão Arterial
Estima-se que a nível europeu, 30-45% da população tem HTA e Portugal não é exceção a estes números.
Mais de 70% da população acima dos 65 anos têm hipertensão e entre os 25 e os 34 anos cerca de 6% são hipertensos.
Cerca de 57% da população europeia não efetua atividade física vigorosa com regularidade. Aliás, apenas 11% dos portugueses considera que a Atividade Física seja um fator que influencie de forma importante a saúde.
A hipertensão arterial é a principal patologia cardiovascular nos países desenvolvidos. É um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronária, acidente vascular cerebral, doença renal crónica e insuficiência cardíaca.
O efeito protetor do exercício físico vai além da redução da pressão arterial, estando associado à redução dos fatores de risco cardiovasculares e à menor morbilidade/ mortalidade, quando comparadas pessoas ativas com indivíduos de menor aptidão física, o que explica a recomendação deste na prevenção primária e no tratamento da hipertensão.
O AXIS WELLNESS tem programas de exercício clínico especialmente desenhados para esta patologia, e conta com personal trainers devidamente habilitados para prescrição de exercício compatível com as necessidades dos nossos cliente hipertensos. Para mais informações sobre esta e outras patologias, em que o exercício físico atua como coadjuvante terapêutico, assim como para saber o plano de treino mais adequado para si clique aqui ou contacte-nos através do 258 847 555 (Viana do Castelo).
Referências bibliográficas: