Axis Wellness Club

Como começar a frequentar o ginásio em segurança na adolescência

É pai ou mãe de  um adolescente que está  a pensar em começar a frequentar um ginásio pela primeira vez? Não sabe por onde deve começar? Não se preocupe, já passámos por isso antes!

Sabemos que o início de um programa de treino de um adolescente pode levantar dúvidas e pode ser algo intimidante. Por isso elaborámos um guia para ajudar a responder às suas perguntas.

PODE TER INTERESSE EM LER: Quais os benefícios do exercício físico na adolescência?

O início de um programa de treino na adolescência

Escolher ser ativo e estar em forma na adolescência é uma decisão sensata. Isto não só o colocará no caminho certo para se tornar um adulto saudável e forte, como também poderá ajudá-lo a sentir-se mais confiante com o seu corpo e a melhorar a sua saúde mental. Os médicos recomendam que os adolescentes dos 13 aos 18 anos pratiquem pelo menos 1 hora de atividade física moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana. Ou, no mínimo, 30 minutos, 3 vezes por semana.

Uma das coisas que tornará isto mais fácil é encontrar formas de movimentar o seu corpo de que realmente goste. Seja um desporto de equipa, natação, ténis, corrida, levantamento de pesos ou uma longa caminhada com o seu cão, tudo conta. O melhor de frequentar um ginásio (dependendo de onde for) são todas as diferentes opções disponíveis.

Por exemplo, no AXIS WELLNESS os adolescentes, após uma obrigatória e necessário avaliação física, poderão usar aparelhos cardiovasculares e pesos no ginásio, nadar, e frequentar uma grande diversidade de aulas de grupo.

Se um adolescente pensa em começar a fazer exercício no ginásio, aqui estão algumas dicas importantes, que poderão ajudar:

Tente concentrar-se em como se sente, e não em como parece

A adolescência pode ser desafiante e muita coisa muda, incluindo o seu corpo. As redes sociais, a cultura das celebridades e muito mais podem fazer-nos sentir pressão para ter o corpo “perfeito” e fazer-nos passar horas no ginásio a tentar alcançá-lo.

A verdade é que o que vemos apresentado nos media é extremamente enganador. Os corpos são diversos e existem em todos os formatos e tamanhos: o importante não é a sua aparência, mas sim como se sente (é mais fácil dizer do que fazer, nós sabemos!). O que deve tentar lembrar-se é que o exercício deve fazer com que se sinta forte, saudável e confortável consigo mesmo, e não deve ser utilizado como punição ou de forma nociva ou prejudicial para a saúde.

Assim, quando um adolescente se exercita, tente que o foco do treino não esteja simplesmente no seu peso ou nos aspetos estéticos. Em vez disso, concentre-se em como o treino o fará sentir: poderoso, realizado, feliz e menos stressado. Estas são as medidas que importam; não qualquer número numa escala ou o tamanho do seu bíceps.

Comece devagar e estabeleça pequenos objetivos

A armadilha em que muitas pessoas caem no ginásio é esperar grandes mudanças demasiado cedo, sentirem-se frustradas e desistir quando elas não acontecem. Leva muito tempo para atingir os objetivos de fitness, especialmente quando é adolescente e o seu corpo ainda está a crescer e a desenvolver-se. Embora a definição de objetivos seja importante e possa ajudar a mantê-lo motivado e focado, estes devem ser realistas e seguros. Procure definir objetivos pequenos e alcançáveis ​​ao longo do seu programa de treino, vá devagar e veja o seu progresso acumular-se ao longo do tempo.

Incorpore algum treino de força

O treino de força é ótimo para adolescentes e pode ajudar a desenvolver força e aptidão física. No entanto, existem algumas regras importantes a seguir:

Evite pesos demasiado pesados ​​

Como o seu corpo ainda está a crescer, levantar pesos demasiado pesados ​​não é aconselhável. Isto não só irá comprometer o desenvolvimento das placas de crescimento (a área dos tecidos que ficam próximas dos ossos mais longos em crianças e adolescentes), como também danificará a estrutura esquelética em desenvolvimento. Enquanto aqueles com mais de 18 anos podem começar a praticar pesos mais pesados ​​com a supervisão de um adulto, os adolescentes mais novos devem limitar-se a pesos mais leves, com mais repetições (resistência) e exercícios de peso corporal, como flexões, abdominais e agachamentos.

Concentre-se sobretudo na execução correta dos exercícios

É importante aprender a execução correta desde o início. Isto dar-lhe-á uma base sólida e ajudará a prevenir lesões. Um treinador desportivo, um adulto experiente ou um personal trainer poderão mostrar-lhe a forma correta de realizar determinados exercícios e mantê-lo em segurança.

PODE TER INTERESSE EM LER: Será que eu preciso, realmente, de um personal trainer?

Exercite todo o corpo

Sabemos que pode ser tentador focar-se num grupo muscular ou em metade do seu corpo para tentar ter uma determinada aparência. Procure evitar isto se possível, pois pode causar desequilíbrios e distensões musculares.

Encontre um equilíbrio saudável

Embora seja importante fazer exercício suficiente, é igualmente importante não exagerar e treinar em demasia. Fazer exercício em demasia pode causar lesões, fadiga e, para as raparigas, uma alteração nos ciclos menstruais que pode levar à perda óssea. Cada corpo é diferente e a quantidade de exercício que o seu corpo consegue suportar é única para si. A melhor forma de avaliar o que é certo ou errado,  é dar ouvidos ao corpo e descansar quando for necessário.

PODE TER INTERESSE EM LER: O ciclo menstrual e o exercício físico: recomendações para pais e educadores de meninas adolescentes

Se sente que a relação do seu adolescente com o exercício não é saudável, é negativa ou lhe está a causar stress, o ideal é que aborde esta situação junto de outros pais, professores ou um personal trainer da sua confiança.

No AXIS WELLNESS temos uma solução à medida no clube de Viana do Castelo: modalidade CROSS TEENS – para idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, com um plano de exercícios adaptado a esta fase de crescimento, focado no desenvolvimento de uma boa condição física geral, assim como na melhoria das capacidades coordenativas – tudo é executado de forma divertida e motivadora!

A partir dos 14 anos, desde que devidamente autorizados pelos progenitores e com planos de treino devidamente adaptados, podem fazer uma utilização mais variada dos nossos serviços. Incentive o seu filho(a) para um estilo de vida mais ativo e saudável! Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo)

.Créditos da foto: Freepik