Quantos treinos por semana devo fazer?

Esta é a famosa pergunta que muitas pessoas fazem quando começam a praticar exercício e têm um objetivo a alcançar; seja a curto, médio ou longo prazo.
É um tema que também preocupa particularmente as pessoas que treinam regularmente e já ouviram números tão diferentes de vários amigos e companheiros de treino, que já não sabem mais em que acreditar.
PODE TER INTERESSE EM LER: 7 PERGUNTAS PARA SABER SE ESTÁ A TREINAR BEM
Para que possamos responder definitivamente a esta dúvida, em primeiro lugar devemos considerar os diferentes tipos de objetivos que podemos ter.
Tem que levar em conta a sua condição física inicial, porque não é indiferente ser alguém que começa do zero, ou ser uma pessoa que já está acostumada a exercitar-se regularmente. Apesar das diferenças e do tipo de objetivo que cada pessoa procura, é preciso dizer que é necessário pelo menos 3 sessões por semana para conseguir perceber alguma mudança.
PODE TER INTERESSE EM LER: 7 HÁBITOS A ABANDONAR SE QUISER TREINAR MAIS
Verifique qual é o seu objetivo, e confira qual o número de treinos semanais que deverá fazer:
Se está na fase de recuperação de uma lesão
Neste caso, se pretende acelerar o processo de recuperação, é recomendado treinar todos os dias de forma muito suave sendo que o objetivo de cada sessão será melhorar os estímulos diariamente. O acompanhamento técnico mais personalizado e especializado é muito importante, para que possa ir evoluindo com a máxima segurança.
Se procura preparar-se para uma corrida
Nesse sentido, devemos diferenciar entre corredores que já estão acostumados em que, por exemplo, o seu objetivo é correr uma maratona, e corredores que acabaram de começar e cujo objetivo é conseguir um bom tempo aos 10 quilómetros. Seja qual for o caso, deve procurar um especialista para planear adequadamente o volume de treino, intensidade e descanso.
De forma genérica, se é um corredor mais experiente, deve fazer corrida entre 2 e 3 vezes por semana e adicionar mais duas sessões de trabalho de força muscular; quem está a começar deve correr 1 ou 2 vezes por semana e deve fazer 2 a 3 sessões de exercícios musculares. O treino de reforço muscular de corrida é muito importante porque melhora diretamente o desempenho, além de exercer um efeito protetor contra lesões.
Se quer aumentar a massa muscular
Para atingir esse objetivo, o número de sessões semanais de treino vai depender principalmente da estrutura e condição física da pessoa, pois se acabou de começar e quer aumentar a massa muscular, com 3 sessões e com entre 48 a 72 horas de descanso entre cada uma delas, deverá começar a notar resultados. Mas se treina regularmente há mais de um mês, pode aumentar até 4 dias por semana e começar a dividir os treinos por grupos musculares.
Se quer perder peso
Neste caso, devemos esclarecer que há muitas pessoas que pensam que fazer apenas exercícios cardiovasculares e manter uma dieta hipocalórica é suficiente para reduzir o peso, mas a única coisa que conseguirão é reduzir sua percentagem de massa muscular, diminuindo assim a proteção articular e metabólica do organismo. Por isso, recomendamos que faça, pelo menos, 3 sessões de treino por semana, dedicando 70% do tempo a exercícios de tonificação e reforço muscular e os 30% restantes a atividades cardiovasculares.
PODE TER INTERESSE EM LER: EMAGRECER MAIS E TREINAR MENOS? SIM, É POSSÍVEL!
É aconselhável treinar todos os dias da semana?
Depende muito da pessoa e do tipo de exercício que fazemos. Sessões de alta intensidade ou de elevado impacto não são de forma alguma recomendadas para serem feitas todos os dias, mas exercícios de força combinados com pilates, body balance ou alongamentos não devem constituir nenhum problema para a sua saúde quando praticados todos os dias. Tudo depende sobretudo se a pessoa se sente bem e não o faz por obrigação.
Para uma correta prescrição do treino, mais adequado à sua disponibilidade de tempo e objetivos, não deixe de recorrer aos nossos professores. O serviço de treino personalizado poderá ser um impulso importante na aprendizagem. Um bom acompanhamento nutricional é também fundamental neste processo.
Para mais informações sobre os nossos serviços clique aqui ou contacte-nos através do 258 847 555 (Viana do Castelo)
Créditos da foto: designed by Drazen Zigic – Freepik.com