Axis Wellness Club

9 ideias de motivação para o exercício: como continuar a mexer-se quando não tem vontade!

Até os atletas de elite têm dias em que a sua motivação para fazer exercício está em baixo. É humano acordar alguns dias e não ter vontade. Dito isto, se lhe está a acontecer regularmente e está a falhar cada vez mais sessões de treino, pode estar na hora de fazer alguma coisa.

Não existe um método único para recuperar a sua motivação. É por isso que reunimos um conjunto de técnicas para que possa voltar ao bom caminho. Talvez apenas uma destas ferramentas seja suficiente para redescobrir o seu entusiasmo pelo exercício, ou  talvez precise de tentar uma combinação de algumas delas.

Seja qual for o caso, vale a pena investir na sua motivação para fazer exercício, para que possa ter uma rotina de exercício saudável, feliz, e que funcione para si a longo prazo.

1.º Escolha o hábito em vez da força de vontade

Precisará de força de vontade a curto prazo para iniciar uma rotina de exercício. Mas há uma série de estudos em ciências comportamentais que mostram que não se pode confiar na força de vontade a longo prazo. Para manter escolhas saudáveis, é preciso convertê-las em hábitos.

Isto significa aproveitar o poder da consistência. Se vai “sempre” ao ginásio às 17h de uma sexta-feira, vai começar a parecer estranho não ir.

Também pode utilizar técnicas como o empilhamento de hábitos, que envolvem combinar novos hábitos com hábitos existentes para os tornar mais consistentes.

PODE TER INTERESSE EM LER: Perda de motivação para o exercício? 5 formas de a superar! – Axis Wellness

2.º Facilite

Visualize tudo o que o esteja a impedir de seguir a sua rotina de exercícios. Por exemplo, chega cansado a todos os treinos? Pense em mudar o momento do dia em que se exercita. Cansado de o clima atrapalhar a sua rotina de exercício ao ar livre? Considere inscrever-se num ginásio para que possa manter a sua forma física sempre que quiser.

Além destes itens gerais, tente cuidar de todos os pequenos detalhes possíveis que estejam a funcionar como obstáculos,  para que o processo de comparência seja tranquilo. Escolha a sua roupa na noite anterior ao treino para poupar tempo. Certifique-se de que os seus ténis são confortáveis ​​e adequados. Leve qualquer kit que ache que vai melhorar o seu treino, como uma garrafa de água ou um monitor de ritmo cardíaco, etc.

PODE TER INTERESSE EM LER: Dicas para ir ao ginásio…sem desculpas! – Axis Wellness

3.º Faça com que seja divertido

Estudos mostram que se gosta de exercício, é mais provável que persista nele. Acha que os treinos que faz são prazerosos?

Isto não significa necessariamente que seja fácil ou que cada momento seja uma fonte de alegria, mas é importante gostar do que está a fazer e sentir-se bem com as suas conquistas e resultados.

Se a resposta for não, considere mudar o tipo de treino que faz ou procure diferentes formas de tornar o exercício mais agradável.

PODE TER INTERESSE EM LER: Vale a pena mudar a minha rotina de treino? – Axis Wellness

4.º Estabeleça metas

Se sabe que está a trabalhar em função de um determinado resultado a obter, este pensamento pode ajudar a mantê-lo motivado. Estabeleça objetivos realistas para manter o foco e lembrar-se do motivo pelo qual iniciou a sua rotina de treino.

PODE TER INTERESSE EM LER: Com dificuldade em atingir os seus objetivos de treino? Estas podem ser as razões!

5.º Acompanhe o seu progresso

Da mesma forma, ver até onde conseguiu chegar pode dar-lhe um grande impulso motivacional. Pode, por exemplo,  usar uma aplicação para o seu smartwatch, smartphone ou outro dispositivo eletrónico que permita medir e registar alguns parâmetros de saúde, aparência e bem-estar.

Seja qual for o formato, quando constatar como está a progredir, isso deverá ajudá-lo a comprometer-se novamente com o processo.

Dito isto, certifique-se de que gere as suas próprias expectativas. A progressão da aptidão física nem sempre é linear, e existe sempre a possibilidade de uma má sequência aleatória ou de um dia inesperadamente mais desafiante no ginásio. Se isso lhe acontecer, ignore e siga em frente! Procure sobretudo celebrar os aspetos positivos e não pensar demasiado nos negativos.

PODE TER INTERESSE EM LER: 7 perguntas para saber se está a treinar bem – Axis Wellness

6.º Arranje um parceiro de treino

Há estudos que sugerem que fazer exercício com outras pessoas pode ajudar a aumentar a sua motivação para fazer exercício.

Claro que isto não será verdade para todos os indivíduos, mas se está a ter dificuldades em fazer exercício, pode valer a pena ver se um amigo ou familiar gostaria de ser o seu parceiro.

Também pode considerar contratar um Personal Trainer ou participar em aulas de grupo.

PODE TER INTERESSE EM LER: 5 dicas para o iniciante em aulas de grupo – Axis Wellness

7.º Recompense-se

Não há nada como a perspetiva de uma guloseima para aumentar a motivação para o exercício! Pode recompensar-se com algo pequeno em cada treino, como um reconfortante e delicioso cappuccino quente após o exercício. Ou pode prometer a si mesmo algo maior se atingir um objetivo específico: se fizer exercício físico consistentemente durante um mês, comprará aqueles novos ténis que tem debaixo de olho.

8.º Experimente a regra dos 5 minutos

Se está no início do seu treino e não está mesmo com vontade, experimente esta técnica de comportamento cognitivo. Basta dizer a si mesmo que só precisa de fazer o seu treino durante 5 minutos, e definir um cronómetro. Se ao fim de 5 minutos ainda não se estiver a sentir bem, pare. É tão simples quanto isso.

A questão é que haverá muitas ocasiões em que estes 5 minutos serão suficientes para o aquecer e deixá-lo com vontade de continuar.

9.º Divida o seu treino em etapas

Esta é uma técnica frequentemente recomendada para tarefas de trabalho, mas também pode ajudar na motivação para o exercício.

Pensar no seu treino como uma grande parte pode ser desanimador – uma corrida de uma hora, por exemplo, ou uma sessão de treino de 90 minutos.

Divida-o mentalmente em passos mais pequenos, o que pode fazer com que pareça mais controlável.

Por exemplo, pode pensar numa sessão de treino como 10 minutos de aquecimento, seguidos de 40 minutos de levantamento de pesos, seguidos de 20 minutos de cardio… já percebeu a ideia, certo? Visualize-se  a avançar pelas etapas uma de cada vez, em vez de se focar em ter  de passar por tudo rapidamente.

PODE TER INTERESSE EM LER: Como começar a praticar exercício físico, quando é a última coisa que quer fazer – Axis Wellness

Se leu este artigo até aqui, e ganhou a motivação que lhe faltava para (re)começar a praticar exercício físico com regularidade e é nosso sócio, já sabe: esperamos encontrar-nos ainda hoje 🙂

Se ainda não é nosso sócio, e ainda não sabe tudo o que podemos fazer por si, clique aqui, ou contacte-nos através do nº258 847 555 (Viana do Castelo) e saiba mais informações sobre as condições de adesão aos nossos clubes.

Créditos da foto: Freepik