Axis Wellness Club

Devo correr na passadeira ou ao ar livre?

Quando se trata de correr, tem duas opções: pratica ao ar livre ou treina em espaços fechados.

Embora esta decisão possa ser tão simples como escolher qual delas prefere, também existem prós e contras para cada um, dependendo dos seus objetivos. Veja abaixo qual delas será melhor para si!

 

Qual é a diferença entre correr em ambientes fechados e ao ar livre?

Além do ambiente, existem algumas diferenças entre correr ao ar livre e em ambientes fechados.

Na corrida indoor, a passadeira coloca uma correia sob os seus pés que o ajuda a manter um ritmo e uma inclinação definidos. Devido ao amortecimento da correia, a corrida na passadeira tende a ser mais suave para as articulações, uma vez que elimina grande parte do impacto que seria sentido durante a corrida na rua.

Por outro lado, quando corre ao ar livre, está exposto a uma série de elementos, incluindo o vento e a chuva, que nem sempre jogam a seu favor. Embora algumas pessoas possam achar que correr na passadeira traz benefícios físicos, estar ao ar livre também oferece inúmeros benefícios para a saúde mental.

PODE TER INTERESSE EM LER: Os erros mais comuns quando se pratica exercício aeróbico

Quando é melhor usar uma passadeira?

No AXIS WELLNESS encontrará passadeiras na nossa sala de musculação. Estas são a melhor escolha para exercícios cardiovasculares por  diversos motivos, e especialmente se quiser tornar-se um corredor mais rápido.

Ao contrário do que acontece ao ar livre, pode ajustar a passadeira ao ritmo desejado para ajudar a condicionar o seu corpo a manter uma determinada velocidade. É útil se quiser superar um tempo específico de corrida ou se quiser praticar sprints. Na verdade, numa passadeira pode controlar tudo, incluindo a inclinação e os intervalos. Isto pode ajudá-lo a registar estatísticas mais precisas das suas corridas para marcar o seu progresso de forma eficaz.

Além disso, por ser uma passadeira adaptável e por ser mais suave para as articulações, é uma excelente forma de correr quando se está a recuperar de uma lesão. Claro que pode até não ser a melhor escolha (algo como a natação é ainda mais suave), mas se estiver interessado em regressar à corrida, esta pode ser uma boa opção para si.

PODE TER INTERESSE EM LER: Saiba como potenciar o seu treino na passadeira

Quando é melhor correr ao ar livre?

Se estiver a treinar para uma corrida que se aproxima, correr ao ar livre pode ser melhor para si. Isto porque pode personalizá-lo para imitar o mesmo terreno em que vai correr no dia da prova. Seja esta uma maratona de estrada ou uma corrida de trail de 10 km.

Correr ao ar livre quando se está a preparar para este tipo de corrida também é útil porque treina outros músculos do seu corpo para responder às condições. Como é improvável que esteja sempre a correr em linha reta, envolve mais músculos para o ajudar a agarrar a superfície. E como não correrá sempre na mesma inclinação, condiciona o seu corpo a preparar-se para os altos e baixos da corrida. Naturalmente, isto significa que normalmente utilizará mais energia e, portanto, queimará mais calorias do que numa passadeira.

Os benefícios mentais

De um modo geral, acredita-se que correr ao ar livre é melhor para a saúde mental. Estudos mostram que quando se está ao ar livre, ao ar livre e na natureza, pode:

  • Sentir-se mais relaxado
  • Sentir-se menos stressado e ansioso
  • Conseguir dormir melhor
  • Ter um humor mais positivo
  • Obter uma dose saudável de vitamina D

 

Além disso, correr ao ar livre pode promover a “resiliência mental”. Resiliência mental significa ser capaz de lidar com circunstâncias difíceis e recuperar delas. Quando se incentiva a manter uma rotina de corrida regular, inevitavelmente terá dias em que terá dificuldade em motivar-se ou o tempo não lhe agradará. Ao levantar-se e sair por aí sejam quais forem as condições, está a encorajar-se a superar situações difíceis e a desafiar a sua voz interior.

Outra coisa a considerar…

Por vezes, a escolha de correr na passadeira ou ao ar livre não tem nada a ver com o seu desempenho. No inverno, pode ser muito mais fácil aproveitar o calor do ambiente interior para correr na passadeira. Não precisa de ajustar a sua rota por causa de más condições climatéricas e não precisa de se preocupar em ficar no escuro.

Em última análise, a decisão de correr em ambientes fechados ou ao ar livre é uma preferência pessoal que depende dos seus objetivos. Se estiver a competir, recomendamos definitivamente passar algum tempo ao ar livre, juntamente com o seu treino na passadeira. Mas, se estiver a utilizar a corrida como um treino cardiovascular para se manter em forma, a passadeira é um ótimo lugar para estar.

PODE TER INTERESSE EM LER: Faça um upgrade ao seu treino cardio com a nova passadeira curva!

Incorpore sempre treino de força na sua rotina

Lembre-se que, independentemente de ser um praticante de corrida mais lúdica ou mais competitiva, é importante e recomendável que faça duas ou três sessões de treino de força semanais. O treino de força, ou de resistência muscular, ajuda a combater a fadiga, permite poupar energia e tornar a corrida mais eficiente ao trabalhar os grupos musculares responsáveis pela postura, e desta forma contribui também para reduzir o risco  de lesões.

PODE TER INTERESSE EM LER: Exercícios de reforço muscular podem ajudá-lo(a) a viver mais

Informe-se junto de um professor ou personal trainer para obter mais informações sobre um plano de treino mais adequado para a prática de corrida.

Caso pretenda saber mais informações sobre o treino mais adequado para praticantes de corrida, não hesite em contactar-nos clicando aqui,  através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) .