Tudo o que precisa saber para queimar gordura

Queimar gordura e perder peso é um dos objetivos mais desejados pela maioria das pessoas que frequentam ginásios.
Qualquer um de nós conhece alguém que já recorreu a métodos drásticos para tentar queimar essa gordura o mais rápido possível, como entrar em jejum intermitente sem consultar um especialista, optar por “queimar gordura” após cada refeição ou seguir uma qualquer dieta “milagrosa”. Se não conhece esta pessoa, existe uma boa possibilidade que estejamos a descrevê-lo(a) a si.
Surpreendentemente, nenhum destes métodos funciona e além do mais, a médio prazo, o seu peso pode aumentar na mesma velocidade a que o seu ânimo se perde quando confere o número na balança.
Mas não se preocupe, nós temos conselhos chave para que possa obter os seus resultados desta vez.
-
Reveja o seu treino
Fazer 30 minutos de bicicleta elíptica ou estacionária 3 vezes por semana é bom para manter o corpo em forma e aumentar a resistência, mas não importa o quanto o mostrador indique que queimou 500 calorias, é improvável que isso se traduza em real perda de peso
A fórmula clássica para queimar gordura é realizar meia hora de treino muscular e depois mais 30 minutos de trabalho cardiovascular. É melhor seguir esta ordem porque “durante o treino cardiovascular facilitará a queima de gorduras depois de esvaziar as reservas de glicogénio durante a primeira meia hora.
Durante o treino muscular, realize aqueles exercícios que envolvam o movimento de grandes cadeias musculares, como exercícios de treino funcional (agachamentos, flexões, burpees, pranchas etc.) e evite aquelas máquinas onde apenas um grupo muscular é trabalhado isoladamente.
No entanto, existem sessões de treino em grupo especialmente concebidas para queimar gordura e que também são divertidas para o motivar ao máximo.
Experimente o Body Pump, um treino de resistência muscular de alta intensidade que combina trabalho cardiovascular e muscular na mesma sessão. Numa única sessão poderá queimar até 700 calorias.
PODE TER INTERESSE EM LER: TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE BODY PUMP™!
Se quiser optar por este método mais eficaz, pode também experimentar as aulas de CrossTraining, um treino com altas doses de motivação que soma mais seguidores todos os dias. Este tipo de aula combine treino de resistência cardiovascular com exercícios de força. O melhor de tudo é o ambiente vivido em cada sessão, graças às instruções do professor que também não deixa de motivar os utilizadores a cada momento, tudo numa sala especialmente climatizada com a melhor música e excelente iluminação.
-
Reduza as calorias das suas refeições
Não precisa passar fome para perder peso, porque manter uma rotina alimentar que não o satisfaça com o tempo acabará por falhar. O que precisa fazer é considerar algumas pequenas mudanças que o(a) ajudarão a reduzir o consumo calórico no seu dia-a-dia:
-
- Em primeiro lugar, consuma alimentos não processados: evite a grande maioria dos pratos pré-cozidos, pastéis industriais, bebidas gaseificadas ou com sabor de frutas, preparados de carne ou peixe ou seus derivados, entre outros.
- Procure comer a cada 3 a 4 horas: entre as refeições principais, pode comer uma peça de fruta, um iogurte ou uma sandes pequena. Evite comer lanches pouco saudáveis com alto teor de açúcar ou sal.
- Tente manter fazer do jantar uma refeição leve: opte por jantares que contenham legumes ou salada e carne ou peixe grelhado. Evite comer alimentos ricos em amido à noite (massas, arroz, pizza…).
- Consuma gorduras saudáveis: não precisa eliminar as gorduras da sua alimentação, mas pode substituí-las por gorduras de boa qualidade. Neste caso pode consumir peixe (sardinha, salmão, atum…), ovos, abacate, nozes, amendoim ou outras leguminosas.
-
O horário do treino também influencia os resultados
De acordo com um estudo recente realizado nos Estados Unidos, existe uma diferença entre treinar de manhã ou à tarde se o seu objetivo é queimar gordura. Após monitorizar os treinos de um grupo de 100 pessoas, os resultados mostraram que quem treinou antes das 15h perdeu de 1 a 2 quilos a mais do que quem treinou à tarde, e queimou até 5% a mais de gordura.
Os investigadores concluíram que essa diferença ocorreu principalmente porque esses indivíduos eram mais ativos ao longo do dia e comiam cerca de 100 calorias a menos, o que significa que adquiriram novos hábitos saudáveis.
-
Seja paciente; os resultados irão aparecer
Os três pontos acima são muito importantes, mas se não tiver paciência e não mantiver uma rotina consistente ao longo do tempo, esqueça o seu objetivo. Lembre-se que essas mudanças não são alcançadas na primeira semana, portanto, as suas expectativas devem ser realistas. Considere que não notará os primeiros resultados até ao final do segundo ou terceiro mês. Leve os seus treinos a sério e dê-lhes prioridade em relação a outras tarefas, se realmente deseja alcançar a mudança que procura.
Lembramos que no AXIS WELLNESS poderá encontrar uma grande variedade de recursos que o(a) ajudarão a atingir seu objetivo: treino personalizado, aulas de grupo, aconselhamento nutricional, atividades de exercício clínico, etc. Se quiser saber mais sobre de que forma o(a) podemos ajudar a melhorar a sua saúde através da perda de peso clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)
Créditos da imagem: designed by Anastasia Kazakova – Freepik.com