Axis Wellness Club

O que é melhor para o stress: descanso ou movimento?

Todos nós já passámos por isso: sentimo-nos sobrecarregados depois de um longo dia stressante, e tudo o que queremos fazer é esparramar-nos no sofá e fazer zapping na televisão. E então a culpa instala-se, dizendo-nos que deveríamos estar a fazer “algo mais produtivo”.

PODE TER INTERESSE EM LER: Stress: causas, sintomas e recomendações

O problema é que “ser produtivo” nem sempre é a melhor forma de reduzir o stress. Por vezes precisa de movimentos suaves, outras vezes precisa de algum exercício mais intenso. E às vezes só precisa mesmo de ficar deitado, e ter uma boa noite de sono.

Mas como saber qual das opções é a mais indicada para si? Estamos aqui para o ajudar a descobrir.

Como ouvir o seu corpo

Quando está stressado e se sente sobrecarregado, pode ser difícil compreender o que o seu corpo lhe está a dizer. E isso pode levar a uma oscilação entre uma boa ou uma ainda melhor decisão. Quantas vezes já deu por si a avaliar se ir ao ginásio seria ou não a coisa certa para si?

Ouvir o seu corpo significa prestar atenção aos sinais físicos que o seu corpo lhe está a dar, bem como aos emocionais. Mas também se trata de se lembrar do que o seu corpo precisa.

Pode sentir que não quer mexer o corpo, mas lembre-se que o exercício é uma parte importante da vida diária para se manter o mais saudável possível.

Ouvir o seu corpo é uma forma de autocuidado, onde descansar ou adaptar os seus movimentos pode ser positivo a longo prazo, mesmo que seja desconfortável a curto prazo.

Quando é que o movimento é a resposta certa?

Quando se trata de stress, o movimento é muitas vezes a resposta mais adequada. Provavelmente já ouviu falar das endorfinas, ou “hormonas da felicidade”, que são libertadas quando se exercita e que ajudam a melhorar o seu humor.

Isto não significa que precisa de ir treinar intensamente, e levar o seu corpo ao limite, em todas as situações. Também pode optar por uma atividade ou exercício mais suave.

Ir ao ginásio, mesmo que seja para caminhar na passadeira ou dar umas pedaladas tranquilas, também pode ajudar a aliviar o stress, mudando o seu foco. Em vez de pensar nas coisas que não pode mudar, concentra-se em completar a tarefa que tem em mãos. Além disso, também pode distrair a sua mente com podcasts, música ou o seu programa de televisão favorito enquanto se mexe.

Assim, optar pelo movimento será sempre a melhor resposta nas seguintes situações:

  •  Está  desmotivado: pode ajudar a dar-lhe algumas distrações saudáveis ​​e aumentar as hormonas do bem-estar no seu cérebro
  • Tem dificuldade em dormir: os exercícios podem melhorar a qualidade do seu sono ao longo do tempo
  • Necessita de uma injeção de confiança: fazer algo por si próprio aumentará a sua autoestima
  • Já não se mexe há algum tempo: se se sentir rígido e dorido, o exercício pode ajudar a trazer sangue fresco e oxigenado para as zonas doridas, além de dar ao seu cérebro algo novo em que se concentrar

 

PODE TER INTERESSE EM LER: Por que o exercício físico nos deixa mais felizes?

Quando é que o descanso é a resposta certa?

Quando se sente fisicamente cansado, é fácil saber que precisa de descansar. Mas quando a sua mente está cansada, pode ter mais dificuldade em avaliar qual a melhor opção.

Quando está a passar noites em claro por causa do stress, o descanso é, geralmente, a resposta certa. Pode ser mais fácil incorporar na sua rotina uma atividade mais suave, como Yoga ou Pilates, para ajudar o corpo e a mente a relaxar e a preparar-se para dormir. Uma caminhada suave e consciente também pode ajudá-lo a preparar-se para dormir um pouco.

O ‘descanso profundo’ também é importante para ajudar a aliviar o stress. É um estado de relaxamento que o ajuda a descontrair e acalmar. Quando se encontra num estado de repouso profundo, o seu corpo pode reparar-se e recarregar-se, bem como gerar novas células.

Mas nem sempre este descanso profundo tem de ser através do ato físico de dormir. Pode entrar num estado de repouso profundo com atividades como a meditação, ou então optar por uma massagem profunda e relaxante no nosso SPA. 

O descanso pode ser a resposta certa para si se:

  • Sente efeitos de privação de sono
  • Quer criar um ambiente calmo para o seu corpo recarregar baterias

 

PODE TER INTERESSE EM LER: Exercite-se e durma melhor!

Dica importante:  quando se trata de stress, um pouco de alguma coisa é geralmente melhor do que nada. Mesmo quando não lhe apetece, mas acha que um pouco de mudança de ares ou uma distração seriam úteis, estabeleça como objetivo para a sua ida ao ginásio, um curto período de 10 ou 20 minutos para algum alongamento ou movimento ligeiro. Assim, terá sempre a opção de poder elevar a intensidade, caso  a meio,  se começar a sentir-se melhor.

Inscrever-se num espaço como o AXIS WELLNESS, pelas diversas opções que disponibiliza a quem procura soluções para um estilo de vida mais stressante,  poderá ser a mudança decisiva de que realmente precisa, para conseguir lidar com os diversos desafios do seu quotidiano e assumir o controlo da sua vida. Para saber como podemos ajudar clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) 

Créditos da foto: Imagem de karlyukav no Freepik